HomeAcessórios

Cabeceira estofada: Veja dicas e inspirações para não errar na escolha!

Cabeceira estofada: Veja dicas e inspirações para não errar na escolha!
Like Tweet Pin it Share Share Email

Antigamente a maioria das camas eram aquelas completinhas com cabeceira e tudo o mais. Com o tempo foram criados novos designs que além de compor o ambiente de forma mais leve, ocupam menos espaço no quarto. Mas com isso, muitos desses modelos (os chamados tipo box), perderam um pouco daquele charme que decorava o ambiente com materiais e formas super estilosas. Mas se você é daquelas que se rendeu aos modelos mais simples e ainda assim quer dar uma sofisticação para sua cama, fique calma que há soluções para isso. A cabeceira estofada tá aí para dar um toque todo especial e deixar seu cantinho de dormir um luxo!

O que é Cabeceira estofada?

A cabeceira estofada nada mais é do que o lugar onde descansa a cabeça. Instalada logo acima do colchão, é como se fosse uma parede de travesseiro. Elas são ótimas para decorar o quarto e deixá-lo mais estiloso. Mas sua funcionalidade vai além de decorar! Por ser estofada e fofinha, ela oferece mais conforto quando você quiser ficar sentada na cama nas horas de leitura, assistir tv ou apenas para recostar e descansar. Também tem função protetora no caso de você bater a cabeça na parede durante a noite. O ótimo é que são removíveis e você pode tirar e colocar quando bem entender. Assim você pode trocar de modelo quando quiser dar aquela renovada no quarto. Podendo também levar nas mudanças com muita facilidade.

Apesar de ser indicada para compor o ambiente de quase todos os tipos de quartos e camas, não é recomendada em paredes que contenham muita umidade pois podem acabar mofando.

Exemplo de Cabeceira estofada de veludo

Qual o Tamanho?

Mas antes de você sair comprando uma cabeceira estofada é preciso estar atento à algumas questões de tamanho. Cada tipo de quarto precisa de um tipo diferente de cabeceira para que a composição seja harmoniosa.

  • Quarto estreito: nesse caso o mais indicado é que você use a cabeceira também com a utilidade de aumentar visualmente seu espaço. Invés de colocar a cabeceira estofada apenas no comprimento do colchão, você pode colocar uma que vá além e se estenda para os lados. Nesses casos prefira os modelos mais baixos, pois assim dará uma sensação de continuidade.
  • Quartos médios e grandes: nesses casos é possível abusar mais nos tipos de cabeceira. Você também pode fazer como no tópico anterior e usar uma cabeceira horizontal maior do que a cama, mas como pode colocar uma que seja do mesmo comprimento. Uma ótima pedida é colocar uma vertical que vai até o teto, fica maravilhoso! Você ainda pode compor com espelhos grandes dos lados.

Cores para cabeceira estofada

A cor vai além do gosto pessoal, mas sim de pensar em toda a composição do ambiente. É preciso pensar com harmonia para que a decoração do quarto não fique pesada. Muitas cores e formas diferentes deixam o espaço carregado e isso pode influenciar mais do que você pensa no seu humor – principalmente nos dias difíceis. O local onde você dorme deve te oferecer tranquilidade, conforto e descanso e os tons pastéis são os mais indicados para promoverem esse tipo de sensação. Cores bege, marrom claro e branco é sempre um acerto. Mas isso não quer dizer que você não possa usar algo mais colorido se quiser inovar. Tons mais suaves de azul, rosa, verde e até vermelho podem dar uma charme e tanto para o cômodo. Mas isso se o seu quarto tiver uma decoração mais tranquila com cores amenas. Na dúvida da cor sempre pense nos outros objetos de decoração, móveis e roupas de cama e reflita: “vai ficar bom?”. Não combine apenas com algumas peças, mas pense no todo. Pense que a cabeceira ficará lá independente da roupa de cama dessa semana. Outra forma de inovar na decoração é optar por design diferente e estampas. Há várias opções de formas nos tons de bege que ficam ótimas.

Exemplo de Cabeceira estofada verde

Veja nesse link nossas dicas de Como escolher um cabeceira para cama box!

Quais Tecidos usar?

Outra escolha tão importante quanto a cor é o tipo de tecido. Eles também têm papel fundamental no estilo e sensações que o quarto terá. Ótimas opções são:

  • Couro: ideal para aquecer o quarto e dar um ar de sofisticação, a cabeceira estofada de couro fica ótima em ambientes modernos. Outro ponto é que são super fáceis de limpar, com um pano úmido é possível deixar a cabeceira novinha em folha. Só não é muito indicada em lugares de temperaturas muito altas, pois o couro costuma dar a sensação térmica mais quente ainda.
  • Veludo: com esse tecido a vontade é abraçar a cabeceira no inverno e não soltar mais! É super macio e oferece muito conforto. Além de também dar ao ambiente um toque refinado e elegante.
  • Acetinado: é um tecido que cai muito bem em vários tipos de decoração e harmoniza muito bem com quartos mais clássicos.
  • Rústico: para ambientes mais despojados esse tecido é perfeito! Dá um toque de descontração mas sem perder o estilo e modernidade. É um tecido super resistente, ideal para quem possui animais de estimação.

Capitonê

O capitonê ou capitonet é um dos mais procurados quando se pensa em cabeceira estofada. Ele se assemelha às tradicionais almofadas que possuem botões. Na cabeceira ficam vários pontos com botões que deixam o tecido acolchoado em evidência. É super confortável para encostar e nem preciso falar que dá um charme tremendo ao quarto, oferecendo um toque de “realeza” maravilhoso.Exemplo de Cabeceira estofada branca com capitonê

Inspirações de cabeceira estofada

Confira algumas imagens para se inspirar na hora de escolher ou encomendar a sua cabeceira estofada:

Exemplo de Cabeceira estofada

Exemplo de Cabeceira estofada veludo

Exemplo de Cabeceira estofada de couro preto

Exemplo de Cabeceira estofada de couro

Exemplo de Cabeceira estofada de couro

Exemplo de Cabeceira estofada de veludo

Exemplo de Cabeceira estofada veludo

Exemplo de Cabeceira estofada colorida rústica

 

Exemplo de Cabeceira estofada

Exemplo de Cabeceira estofada de veludo com capitonê

Exemplo de Cabeceira estofada de couro

Exemplo de Cabeceira estofada estampada

Exemplo de Cabeceira estofada acetinada azul

Exemplo de Cabeceira estofada acetinada

Exemplo de Cabeceira estofada capitonê verde

Exemplo de Cabeceira estofada

E ai? Já sabe qual modelo vai escolher? Deixe seu comentário!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Comments (1)

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *