HomeAcessórios

Decoração com cortinas

Decoração com cortinas
Like Tweet Pin it Share Share Email

Decorar uma casa não é apenas escolher os móveis certos, mas é estar atento também aos detalhes. A cortina certa pode ser a chave para uma boa decoração, por isso é bom ficar atenta a algumas dicas na hora de usar cortinas na sua casa.

Elas podem estar em todos os cômodas da casa, do banheiro a cozinha, porém existem tipos de cortinas para cada ambiente.

cortinas

Dicas para escolher e usar a cortina

Altura e largura: As cortinas devem ser adequadas para cada ambiente não só no estilo, mas também na altura e largura das janelas, por isso meça bem antes de colocar a cortina. Uma cortina curta ou longa demais não é bonita e pode estragar todo o ambiente. O ideal é que as cortinas sejam 20 cm a mais do que a largura da parede.

Escoda o trilho: Não é regra, mas esconder os trilhos podem deixar o ambiente mais limpo e harmonizado, o gesso é uma boa opção, principalmente se a sua parede for branca. Existem também trilhos e bastões de diferentes cores, o que pode ser uma boa opção para combinar também.

Entrada de luz: é necessário deixar que a luz entre no ambiente, porém existem momentos em que é preciso bloquea-la, como nos quartos. Uma boa opção para os quartos é utilizar uma cortina black out. A mais comum é cinza, mas existem algumas coloridas também. É possível combinar cortinas de pano com o black out, isso será influenciado pelo seu gosto pessoal.

Camadas: Combinar cortinas é uma ótima forma de mostrar estilo em sua decoração, as cortinas têm que ter cores semelhantes, mas nada impede que seja usada uma lisa sobreposta a uma estampada, desde que a estampada tenha elementos da lisa.

Cores: Algumas cores como  Marrom, verde em tom pastel e azul em tom pastel; Vermelho-tomate com azul claro e combinações como mistura de estampas florais e estampa de bicho com folhagem tropical são boas opções para quem quer uma decoração moderna e não tem medo de apostar.

Dicas de cortinas para cada ambiente

Cortina na sala: As cortinas para a sala podem ter tecidos mais leves e transparentes como seda e renda. As cores podem ser fortes como vermelho e laranja, mas isso vai depender do tipo de decoração do ambiente, como a cor das paredes e os móveis. Se for a sala de TV o melhor é optar por cortinas mais pesadas e escuras, pois deixam menos luz entrar, o que poderia causar reflexo na televisão. Persianas motorizadas deixam as salas mais modernas.

Cortina nos quartos: Os quartos podem seguir a mesma linha das cortinas da sala de estar, porém para que o ambiente fique escuro durante a noite é bom que combine as cortinas com um black out.

Cozinha e banheiro: A cortina estilo persiana é a mais indicada para cozinhas e banheiros, pois ela é leve e não polui o ambiente visualmente. Além disso com as persianas é possível controlar a entrada de luz de acordo com a sua vontade.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Comments (0)

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *