HomeAcessórios

Escada caracol: Veja aqui opções, modelos e dicas! Confira!

Escada caracol: Veja aqui opções, modelos e dicas! Confira!
Like Tweet Pin it Share Share Email

Com as casas e apartamentos ficando cada vez mais compactas, é comum que os arquitetos e designers de interiores procurem soluções para otimizar o espaço, sem comprometer a beleza do projeto. Uma dessas alternativas é a escada caracol, que possui esse formato para ocupar menos espaços e permitir que as pessoas da casa tenham acessos a outros andares de forma mais rápida.

Como é uma escada em formato de caracol?

Como no nome já sugere, a escada caracol possui um formato em espiral, o que permite que ela ocupe menos espaço no ambiente em que ela foi instalada. Apesar de ser mais estreita, é recomendado que ela tenha, no mínimo, 1,20 m de diâmetro, tamanho necessário para que sua estrutura seja montada de forma funcional e segura.

Além disso, a cavidade entre a escada e outro cômodo deve ter 10 cm a mais que o diâmetro da escada caracol. Isso ajudará na utilização da escada e facilitará o manuseio e transporte de objetos maiores, como móveis ou ferramentas.  

Escada caracol de concreto

Esse tipo de escada, geralmente, é planejado juntamente com toda a casa já que necessita de uma mão de obra mais pesada. A grande vantagem da escada caracol feita de concreto é que seus degraus podem ser construídos com uma estrutura mais fortalecida, ideal para locais com crianças ou em que se é necessário transportar muito peso.

A construção desse tipo de escada é mais complexa e requer que o pedreiro utilize ferragens para que a estrutura saia em espiral e respeite as dimensões mínimas, o que acaba demandando mais tempo. Porém, outra vantagem desse tipo de construção é a possibilidade de acabamento do concreto, que permite a aplicação de pedras, tintas e cerâmicas.

modelo escada caracol de concentro

modelo escada caracol de concentro com ferro

modelo escada caracol de concreto

Escada caracol de ferro

O ferro é o tipo de material mais procurado para a construção de uma escada caracol e o motivo é bem simples: com ele, é possível planejar e construir diversos modelos, que atendem aos mais variados gostos e estilos de ambientes.

Os acabamentos de escadas caracóis de ferro são bastante diversificados e, por isso, é possível criar escadas no estilo mais clássicos, com detalhes provençais ou mais sofisticados ou, até mesmo, com estilos mais despojados e modernos.

Uma das grandes vantagens desse tipo de escada é a facilidade de aplicação de um revestimento antiderrapante em cada degrau, que pode ser apenas afixado com uma cola de forma manual.

Uma característica peculiar de muitas escadas de ferro em forma de caracol são os detalhes vazados ou estruturas finas, que muitas vezes são utilizados para dar um ar mais clássico para a escada. Porém, é preciso tomar bastante cuidado esse tipo de construção e avaliar se esses detalhes podem oferecer algum tipo de risco para os moradores da casa, principalmente, se existir crianças por lá.

Confira também nosso conteúdo sobre Escadas de Madeira!

modelo escada caracol de ferro vermelha

modelo escada caracol de ferro preta

modelo escada caracol de ferro

modelo escada caracol de ferro com madeira

Escada caracol de madeira

Outra opção para escadas caracóis é a construção em madeira, que permite um acabamento mais natural e, muitas vezes, rústico. Além disso, o efeito visual da madeira também pode ser bastante sofisticado, a depender dos detalhes e tipos de acabamentos escolhidos para a escada.

Já é possível encontrar no mercado modelos de escada caracol nos quais se aplicam detalhes em vidro ou ferro, tornando esse tipo de construção mais rico e sofisticado. Além disso, o próprio acabamento envernizado consegue passar a impressão de requinte.

Se a intenção for um ambiente mais descontraído, a escada pode ser pintada com cores mais vivas ou vale a pena apostar no contraste em outros móveis. Por exemplo: se os tons das outras mobílias forem escuros, vale a pena apostar em um tom mais claro para a escada caracol.

modelo escada caracol de madeira

modelo escada caracol de madeira com vidro

modelo escada caracol de madeira com vidro

Escada semicaracol

Também é possível encontrar no mercado e em projetos de construção escadas que não chegam a formar um espiral completo, também conhecidas como escadas semicaracóis, que nada mais são do que uma estrutura que não chega a completar um círculo completo.

Geralmente, essas escadas são uma mistura de uma escada reta e uma escada caracol, com a diferença que, no projeto, utiliza-se apenas o início de uma escada em espiral, sendo a outra parte com degraus em linha reta.

Como já possui dois tipos de formatos, a escada semicaracol é uma ótima saída para quem já possui uma delas em casa e pretende reformar a casa. Se o espaço tiver estrutura e espaço, é possível criar uma escada nova e trazer  um  ar mais bonita para o ambiente.

modelo escada caracol de madeira

modelo escada caracol semicaracol

modelo escada caracol semicarol de madeira

Gostou das nossas dicas e informações? Deixe seu comentário! Vamos adorar saber sua opinião!

Comments (0)

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *