HomeAcessórios

Persiana Romana: O que são? Quais os tipos? Como usar?

Persiana Romana: O que são? Quais os tipos? Como usar?
Like Tweet Pin it Share Share Email

Querendo dar mais estilo e sofisticação para alguns cômodos da sua casa e ainda assim protegê-los da luz do sol nesse verãozão que tá chegando? Sua resposta está na Persiana Romana. De um charme único, esse tipo de persiana não é só perfeito para compor a decoração, como também ajuda a conservar melhor os móveis, eletrônicos e pisos de madeira, protegendo o ambiente da claridade excessiva e do desgaste que essa iluminação solar pode causar. Sem contar da privacidade ótima que ela oferece ao lugar!

Como é a persiana Romana?

As persianas romanas são sofisticadas e em sua maioria possuem cores pastéis que valorizam uma decoração mais rústica. Geralmente não possuem nenhuma estampa e seu tecido pode tanto ser muito escuro (blackout) como pode valorizar a transparência (tela solar). Suas dobradiças são horizontais e grandes, diferente das que costumamos ver. O espaço em uma dobra e outra é bem larga, o que dá sutileza ao produto. Então quando ela é fechada, se formam listras horizontais nos painéis que dão um charme todo especial para o ambiente. O melhor ainda é que o seu acionamento para abrir e fechar pode ser tanto manual quanto automático (controle remoto ou dispositivos de projeto de automação) o que facilita e dá mais conforto para clarear ou escurecer o cômodo sentada/deitada.

exemplo de Persiana Romana

exemplo de Persiana Romana

exemplo de Persiana Romana

exemplo de Persiana Romana

Persiana romana com blecaute

Como todos sabem, o blecaute é a famosa escuridão sem luz nenhuma. Então a persiana romana desse tipo é ideal para aqueles que as vezes gostam de curtir a privacidade ou até ficar bem longe do sol, pois elas garantem um bloqueio total dos raios solares. Como são mais escuras, são indicadas para ambientes mais reservados, como salas e quartos.  

 Persiana Romana com blecaute

Com tela solar

Ao contrário da com blecaute, a persiana romana com tela solar também pode escurecer o ambiente, mas sem deixar que entre uma leve iluminação. Ela bloqueia a luz solar, mas deixa aquela claridade suave e natural dos dias de sol. Ideal para escritórios e cozinhas.

 Persiana Romana com tela solar

De tecido

A persiana romana de tecido é a mais conhecida e tradicional dos materiais usados para isso. Existem vários tecidos da persiana romana e com certeza você consegue achar um que se adeque ao seu gosto e decoração do ambiente, mas em sua maioria os mais encontrados e famosos são os de Poliéster. É importante você pensar na textura que quer dar para o cômodo e ver se isso se encaixa com todo o resto.

Persiana Romana de tecido

Persiana romana de bambu

Mais exóticas, as persianas romanas de bambu dão um toque oriental no ambiente. Também ótimo para quem curte uma vibe natureza e ainda assim quer sofisticação para a casa. Existem também tipos diferentes de texturas naturais dos bambus com incríveis acabamentos. Dá aquela sensação de “cortina de madeira” mas sem pesar o local.

Persiana Romana de bambu

Com bandô

Comprar uma persiana romana com bandô é uma escolha, porque ter ou não realmente é opcional. É como um acabamento colocado sobre o trilho superior nas persianas, que na verdade não faz tanta diferença. É realmente questão de gosto!

Persiana Romana com bandô

Onde usar a persiana romana?

A verdade é: use onde tiver vontade. Mas o ambiente da nossa casa é muito relacionado com cores e texturas que você coloca nele, então pense bem qual a sensação que você deseja trazer para o cômodo. Não é muito indicado que as persianas romanas de tecido sejam colocadas na cozinha e lavanderia, pois corre o risco de acumular muita gordura e sujeira. Se você está em dúvida de qual tipo pode ficar melhor em casa lugar, confira algumas dicas:

  • Persianas romanas para o quarto e salas: esse tipo de persiana é uma ótima opção a cortina para quarto.  Nesse caso prefira as persianas de cores mais tranquilas para o seu local de dormir e onde recebe as pessoas. Pois assim você consegue trazer aquela sensação de descanso e conforto com um toque de sofisticação. Uma boa é adquirir as blecautes, pois sempre que quiser dormir até tarde ou fazer um cineminha, dá para deixar aquele escurinho gostoso. Para sala também fica ótimo a versão mais rústica de bambu, que traz ao ambiente um ar super moderno e estiloso.
  • Persianas romanas para cozinha: como dito, passe longe das persianas de tecido para a cozinha – prefira de material sintético para ter fácil limpeza. O mais indicado é que sejam em tela solar para sempre entrar aquela luz mas ao mesmo tempo proteger o cômodo dos raios de sol e não deixar a cozinha tão quente.

 

exemplo de Persiana Romana

exemplo de Persiana Romana

exemplo de Persiana Romana

exemplo de Persiana Romana

exemplo de Persiana Romana

exemplo de Persiana Romana

E então? Já decidiu se vale a pena colar a persiana romana em alguma cômodo da casa? Deixe seu comentário e conte pra gente!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Comments (0)

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *