HomeAcessórios

Porta de Correr: Aprenda a escolher a melhor para a sua casa!

Porta de Correr: Aprenda a escolher a melhor para a sua casa!
Like Tweet Pin it Share Share Email

Cada pedacinho da casa importa para quem está montando ou reformando esse ambiente e a escolha do tipo de porta ideal é um detalhe que precisa ser observado, principalmente se o estilo da porta desempenhar um papel importante no aspecto final do ambiente. Pensando na aparência geral do lar, a porta de correr é uma ótima opção para quem deseja um resultado final bonito e funcional. Feitas para abrir de forma prática, com apenas o deslizar do item nos trilhos, essas portas podem ser utilizadas em diversos cômodos da casa, sempre deixando os ambientes com um aspecto moderno.

Dicas para quem quer usar a porta de correr

Antes de optar por colocar uma porta de correr em casa, é preciso que se tome alguns cuidados para que tudo dê certo. A primeira grande dica é se atentar se o ambiente possui boa estrutura para a instalação dos trilhos, afinal, serão que eles permitirão o pleno funcionamento das portas e, caso isso não aconteça, o mau funcionamento deles podem acarretar emperramentos ou problemas do tipo.

Se os trilhos estão bem instalados, também é importante que se tomem cuidado com eles: nada de deixá-los sujos ou molhados, isso pode estraga-los ou pode dificultar o deslize das portas. É sempre bom lubrificar os trilhos com algum produto próprio para esse tipo de uso.

Outra dica importante é se atentar ao tipo de material da porta escolhida, uma vez que cada um deles possui características próprias, que, além de deixar o ambiente mais bonito, também necessitam de cuidados especiais.

porta de correr de madeira

porta de correr branca com detalhes transparentes

porta de correr de madeira com detalhes

porta de correr laranja na sala

De madeira

As portas de correr de madeira são boas opções para quem deseja harmonizá-las com os demais móveis do ambiente. Porém, ao contrário do que muita gente pensa, nem sempre é necessário escolher o mesmo tom dos móveis da casa. O contraste pode ser uma boa saída para deixar a ambientação mais marcante e bonita.

Se o cômodo já possuir o piso ou as paredes de madeira, uma outra saída com resultado legal é optar por uma porta de madeira pintada com cores sóbrias. Isso ajudará a destacar a porta, sem retirar o aspecto agradável do ambiente.

Quem deseja um aspecto mais rústico do espaço, pode optar por materiais de madeira que possuem textura, riscos ou detalhes mais evidentes. Nesse caso, as paredes podem ser pintadas com cores mais neutras, deixando assim que a porta e móveis de madeira se destaquem no ambiente.

Há quem goste de ousar um pouco mais e fazer das portas de correr um suporte para vidros ou espelhos. Não há mal nenhum em fazer isso, mas é sempre bom lembrar que esses elementos não podem atrapalhar a funcionalidade principal dessas portas.

porta de correr de madeira na sala

porta de correr de celeiro laranja

porta de correr de madeira com detalhes transparentes

De vidro

Se a aplicação de vidro em portas de correr de madeira já é um sucesso, as portas feitas inteiramente em vidro também estão ganhando o coração de quem deseja utilizá-las em sua ambientação.

A grande vantagem das portas de correr de vidro é que elas separam os ambientes de forma discreta e não impedem a passagem da luz, tornando-se uma opção ideal para quem busca uma decoração mais clean e minimalista.

As portas de correr feitas em vidros proporcionam leveza para o ambiente e são ideais para ambientes pequenos, pois ocupam menos espaço e dão a sensação de amplitude. Caso se queira quebrar um pouco dessa leveza, é possível que se opte por vidros fumês ou plotados.

porta de correr de vidro da sala para o jardim

porta de correr de vidro fosco laranja

porta de correr de vidro grande

Portas de correr para o banheiro, para a sala, para a cozinha.  

O cômodo da casa também influencia na escolha de uma porta de correr ideal. Para o banheiro por exemplo, o ideal é que tanto a porta, quantos os trilhos sejam feitos de um material mais resistente, que suporte um possível contato com a água.

Por se tratar de uma área íntima, o ideal é que a porta seja feita em madeira ou vidro escurecido e não há problema de se aplicar algum espelho ou vidro, caso seja possível.

Para as cozinhas, também é indicado que o material seja mais resistente, de preferência de madeira mais firme ou de alumínio, e que possua boa abertura para que os eletrodomésticos e compras passem com facilidade, quando necessário. Além disso, é importante que as dobradiças sejam bastante resistentes, já que se trata de uma porta que será bastante utilizada.

As portas das salas devem ser pensadas sempre considerando a harmonização entre os móveis e objetos desse ambiente. Por isso, as portas de madeiras são mais que bem-vindas e não há problema nenhum em se utilizar a criatividade e aplicar detalhes como espelho, texturas e vidros.

porta de correr na cozinha

porta de correr de madeira na cozinha

porta de correr na cozinha na sala

porta de correr na sala

porta de correr no banheiro

porta de correr na suíte

Gostou das nossas dicas e inspirações sobre porta de correr? Deixe seu comentário! Vamos adorar saber sua opinião!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Comments (0)

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *