HomeAcessórios

Tipos de persiana: Conheça aqui os principais tipos e como usa-las!

Tipos de persiana: Conheça aqui os principais tipos e como usa-las!
Like Tweet Pin it Share Share Email

Persiana rolô, persiana romana, persiana de madeira e por aí vai. O leque de tipos de persiana que podem compor e proteger vários ambientes da sua casa é grande. Vários desses modelos possuem características semelhantes, mas cada uma tem uma particularidade especial. Então na hora de comprar é que surge a dúvida: qual tipo de persiana é o mais ideal para minha casa? Saiba de antemão que essa resposta depende de inúmeras variáveis, como: qual cômodo, qual a funcionalidade que você mais precisa, seus gostos etc. Por isso é preciso pesquisar e entender como cada uma funciona para encontrar a perfeita para você.

A persianas têm como principal característica o controle mais preciso do quanto de luminosidade irá entrar no seu espaço. Há uma regulagem que as cortinas não oferecem, podendo ser abertas e fechadas em qualquer medida. Esse controle ajuda a proteger os móveis e chão do desgastes que os raios ultravioletas podem causar, oferecer mais privacidade ao ambiente e também não deixar o local muito quente/frio conforme as temperaturas. Sem deixar de lado é claro, seu papel importante na decoração. Elas são um charme e oferecem um estilo todo especial com cores, formas e tecidos que podem transformar a cara do seu cantinho da casa.

Tipos de persiana

Se você for em uma loja só com a ideia de persiana na cabeça, pode ter certeza que a dúvida irá bater bem forte, pois existem vários tipos de persiana. Apesar de muito de seus tipos serem parecidos, alguns são mais indicados para certos cômodos pelas funcionalidades que oferecem. Por isso antes de sair para comprar sua persiana, dá uma olhadinha nos principais tipos e já chegue sabendo o que você quer e o que sua casa precisa.

Persiana horizontal

Esse é o tipo de persiana mais utilizado, em que o movimento de fechar é feito de cima para baixo. Pode ser usado em todos tipos de janela e cômodos, principalmente naqueles em que é preciso controlar a quantidade de luz com frequência, pois oferece bastante praticidade.

Tipos de persiana horizontal

Persiana vertical

Ao contrário da horizontal, a vertical é menos encontrada mas não deixa de ser uma ótima pedida também. Mais indicado ainda é no caso de janelas muito altas em que abrir e fechar a persiana pode ser muito pesado. A persiana vertical se torna mais leve e oferece mais facilidade para o uso no dia a dia nesses casos.

Tipos de persiana vertical

Persiana rolô

Esse modelo está entre os tipos de persiana super indicados para compor ambientes da cozinha, banheiro e lavanderia. Os materiais são mais leves e fáceis de limpar, como a tela solar. Para esses cômodos que costumam ter muita gordura e sujeira com frequência, se torna ideal pois a higienização é bem simples e pode ser feita com um pano mergulhado em água e sabão neutro. Além de que esse modelo protege das raios UV mas sem fazer com que o ambiente fique completamente escuro. Ele controla o calor mas ao mesmo tempo funciona como uma tela transparente que deixa passar uma claridade natural. Além da tela solar, a versão blackout que é feita em vinil também é fácil de limpar, mas como esse modelo de persiana rolô bloqueia quase que completamente a iluminação do ambiente, é mais indicado que seja colocada em quartos e salas, que são locais da casa que pedem mais conforto, privacidade e tranquilidade. Quando totalmente recolhida, a persiana fica totalmente enrolada no topo. Mas você também pode só abrir até a metade ou qual altura desejar. Os tons pastéis são os melhores para combinar com qualquer tipo de decoração, principalmente na cozinha que é um local que pede sensações mais calmas que essas cores podem oferecer.

Tipos de persiana rolô

Persiana romana

Apesar de muito confundida com a persiana rolô, a persiana romana oferece um estilo um pouco mais sofisticado e rústico ao ambiente. Esse tipo é ideal para decorar salas e quartos, pois seu tecido é um pouco mais nobre e deixa o espaço super estiloso. Diferentemente da rolô que se enrola toda até o topo, a romana quando é dobrada forma uma espécie de gomos em cada camada que fica super charmosa. Também é possível encontrar nos modelos de tela solar e blackout. Para a escolha é só pensar se você deseja que entre uma certa quantidade de iluminação natural ou quando fechada quer privacidade total. Em quartos e sala de estar a blackout pode ser mais proveitosa. Já em sala de jantar, por exemplo, é interessante que haja a entrada da luz. Os tecidos mais encontrados são de seda e fibras naturais que dão o glamour ao ambiente. Não é recomendado utilizar esse tipo de persiana na cozinha e áreas de serviço pela dificuldade para limpar.

Tipos de persiana romana

Persiana de alumínio

Esse é um dos tipos mais tradicionais que se encontra em muitas casas. Elas possuem listras finas feitas de alumínio que barram os raios solares evitando sua penetração e aquecimento do ambiente. Elas não são as mais indicadas se você realmente também quiser dar aquele toque decoração para o espaço. Os modelos são mais simples e podem ser ótimos para home office, salas e até quartos.

Tipos de persiana de alumínio

Persiana de madeira

Nada mais charmoso e rústico do que qualquer detalhe dentro de casa que seja feito de madeira, não é? As persianas de madeira são puro charme e irão dar um estilo especial para os cantos da sua casa. Mas como é uma material mais pesado visualmente é preciso saber dosar. Não saía colocando em todos os cômodos da sua casa. Também é mais difícil de combinar com qualquer decoração. Por isso pense na composição do ambiente todo. Fica ótimo em sala de estar, quartos e escritórios.

Tipos de persiana madeira

Persiana de bambu

A persiana de bambu chega a ser uma prima da persiana de madeira. Só que ela traz um pouco menos de elegância e mais um ar de mais despojado. Faz parte de uma decoração bem contemporânea e dá um toque praiano e casa de massagens no ambiente. Também pode ser colocado em vários ambientes, mas sempre pensando em itens que possam casar bem com esse material. Em cômodos que possuem móveis de madeira e cores pastéis para o lado do marrom, fica ótimo!Tipos de persiana de madeira

Gostou das nossas dicas sobre tipos de persiana? Deixe seu comentário!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Comments (0)

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *