HomeApartamento

Apartamento na planta: Vantagens e desvantagens

Apartamento na planta: Vantagens e desvantagens
Like Tweet Pin it Share Share Email

O mercado imobiliário continua aquecido e muitas pessoas pensam em investir neste setor. Existem diversas possibilidades tanto de tipos de imóveis como os residenciais ou comerciais, assim como se este imóvel será adquirido já pronto ou ainda na planta.

Independente da escolha, é sempre importante buscar informações para se ter um adequado planejamento financeiro, além de se estar totalmente ciente sobre as cláusulas dos contratos de cada tipo de imóvel.

Neste artigo, vamos mostrar quais as vantagens e desvantagens de se comprar um apartamento na planta.

Apartamento na planta, quais as vantagens e desvantagens?

Os apartamentos comprados na planta são ótimas opções de investimentos já que são adquiridos em valores mais baixos, podendo ser vendidos, posteriormente, com valores bem mais altos, gerando uma excelente aquisição de capital.

No entanto, os apartamentos na planta são vendidos simplesmente como “promessas” já que você irá apenas receber as informações sobre os projetos previstos para aquele imóvel, seja do planejamento do próprio interior do apartamento quanto das áreas externas, do condomínio e de todos os outros recursos envolvidos na compra.

Isto pode gerar muitos problemas para os mais desatentos e desavisados, já que a compra de um imóvel na planta requer muita pesquisa e muita avaliação de diversos fatores, entre eles a credibilidade das construtoras e de todas as instituições financeiras envolvidas no projeto.

Veja, a seguir, algumas das vantagens e desvantagens de se comprar um apartamento na planta:

Ganho de capital na venda do imóvel:

Esta é a maior vantagem da aquisição de um apartamento na planta. As construtoras precisam fazer a venda deste tipo de imóvel com valores mais baixos, primeiro porque elas necessitam deste capital para investir na construção do projeto. Segundo, porque o risco de compra por parte dos consumidores é maior, portanto, os valores devem ser reduzidos.

Desta forma, se você pensa em adquirir um imóvel que tenha a máxima valorização possível, é interessante comprar um apartamento na planta, aumentando ainda mais o seu ganho de capital na venda final;

Alto risco na compra:

Como todo bom investimento que gera grande retorno financeiro, há também um aumento dos índices de risco. Ao adquirir um apartamento na planta, você estará, na verdade, comprando apenas uma ideia de um imóvel que ainda não existe.

Para reduzir seus riscos, é importante buscar o máximo de informações sobre todas as empresas envolvidas no projeto. Verifique se as construções estão devidamente registradas nos órgãos competentes e também se a documentação do imóvel está corretamente registrada no cartório competente de registro de imóveis.

Veja a documentação em todos os locais competentes seja na prefeitura da cidade quanto nas diversas instituições envolvidas na legalização do terreno e do projeto em si.

Outra questão fundamental é buscar outros projetos que estas empresas já tenham feito. Verifique se tudo o que foi prometido foi efetivamente entregue, se houve algum atraso, se existem processos na justiça de projetos anteriores, procure a opinião de outros consumidores. Enfim, faça uma avaliação que seja a mais completa possível;

Possibilidade de personalizar o imóvel:

Esta é outra vantagem de se comprar um apartamento na planta. Durante a aquisição do imóvel, algumas empresas oferecem diversas opções de personalização do mesmo, seja com relação ao espaço físico e ao ambiente, quanto em relação aos itens acessórios como pisos, bancadas, tomadas, itens de banheiros e cozinha, entre outros;

Continue conosco nos próximos artigos e deixe aqui seus comentários ou dúvidas. Até mais.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Comments (0)

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *