HomeApartamento

Dá pra decorar apê pequeno?

Dá pra decorar apê pequeno?
Like Tweet Pin it Share Share Email

Os apartamentos estão cada vez menores e muita gente ainda tem dúvidas de como decorar um ambiente sem perder espaço para circulação. O grande truque nesses imóveis é agregar funcionalidades às áreas e planejar bem cada ambiente.

Mobiliar com móveis modulados é uma opção bastante interessante para quem não tem muito espaço. Ambientes como cozinha e quarto, onde geralmente acumulamos mais coisas, são os mais beneficiados dessa solução. Para potencializar, opte por eletrodomésticos compactos. Há vários modelos no mercado que são ideais para espaços pequenos.

Outro truque muito usado são os espelhos. Se você tem uma sala pequena, mas gostaria de ter dois ambientes – estar e jantar -, lance mão em uma das paredes. Usados em corredores, os espelhos alongam a passagem, dando a impressão que são maiores. Clássica solução para ampliar espaços, espelhos trazem luminosidade ao ambiente e leveza.

Essa claridade também pode ser obtida através de cores mais neutras e janelas sem impedimento. Não precisa deixar a casa com cara de escritório, calma. Há várias tonalidades que podem ajudar na ilusão de espaço maior. As janelas também auxiliam nessa função. Evite entulhar o parapeito de objetos e use cortinas mais leves para não restringir a passagem de luz.

E se estiver faltando espaço no chão, use e abuse de prateleiras! Os modelos mais estreitos são ótimos para elementos decorativos enquanto as mais largas organizam os objetos. Combine com armários altos para guardar coisas que não sejam tão atrativas.

Menos divisão, mais espaço

Espelho - Figura 1 - Fonte Casa Abril

Definir ambientes é um desafio em espaços menores. Em muitos projetos, a opção é abolir as paredes e delimitar os espaços de outra forma.

Por exemplo, em quitinetes, sala e quarto praticamente inexistem, é tudo uma coisa só. Para quem quer a privacidade de um quarto, mas não quer fechar o espaço, pode usar uma estante vazada que servirá tanto para acolher os objetos do morador quanto para dividir os cômodos. Essa divisão também pode ser feita com uma cortina leve ou o próprio armário, dando um acabamento especial na parte que ficar virada para a sala, como um adesivo ou papel de parede.

A cozinha americana é bem utilizada em casas pequenas por permitir essa divisão sem paredes e o melhor: não impede que a bancada seja decorada da forma que mais lhe agradar! Mas como tudo fica à mostra, cuidado com a bagunça, vilão que diminui as medidas do ambiente como mágica.

Em alguns apartamentos, a área de serviço é a mais sacrificada. Tanto que é bem comum encontrar a máquina de lavar dentro do banheiro. Se o seu imóvel possuir a área, experimente dividir com uma meia parede envidraçada ou uma porta de correr do mesmo material. É leve e resguarda a parte da cozinha. O truque pode ser utilizado no banheiro também, para quem teve de colocar a máquina de lavar lá.

Tudo multifuncional

Os móveis multifuncionais são cada vez mais comuns no mercado (graças!). Por trás de uma porta ou levantando um tampo, surgem várias surpresas que otimizam a casa.

Camas do tipo baú são perfeitas para guardar roupa de cama, travesseiros e peças menos usadas. Há também modelos com gavetas embutidas, fazendo as vezes de cômoda, sapateira. Se ela possuir nichos para demais objetos, utilize caixas padronizadas para criar uma unidade visual e organizar tudo.

Se a sua casa tiver um pé direito alto, vale a pena investir em um pequeno mezanino. Muitos projetos usam esse espaço para abrigar a cama e a parte de baixo pode se transformar numa confortável estação de trabalho. Caso o ambiente permita uma escada de degraus mais largos, por que não utilizar como gaveta também? Muita gente tem usado os lances como biblioteca, sapateira. Quanta criatividade!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Comments (0)

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *