HomeÁrea de Lazer

Deck de madeira: Veja dicas de onde colocar e como usar!

Deck de madeira: Veja dicas de onde colocar e como usar!
Like Tweet Pin it Share Share Email

Uma das principais características da ambientação rústica no século XXI é o uso de deck de madeira em diversas partes e regiões de uma casa. Ela deixa o ambiente com um toque de modernidade, uma combinação que tem feito muito sucesso entre os brasileiros amantes da boa decoração.

Neste texto, você vai ver algumas formas de usar o deck de madeira na sua decoração. Fique atento e tire as melhores conclusões a respeito desse importante objeto de decoração e arquitetura!

Onde colocar um deck de madeira?

O deck de madeira é ideal para áreas externas. Ele pode ser utilizado em um jardim, por exemplo, em torno da piscina, da jacuzzi, em uma parte livre, com redes e uma ambientação que misture a natureza com a diversão.

Além dessas partes externas no térreo da casa, o deck de madeira também fica lindo em pequenas varandas de quarto e salas em segundo andar. Ele pode inclusive ser um caminho entre a varanda e o primeiro andar da casa, em um tipo de decoração bem contemporânea e extremamente linda.

O deck de madeira precisa ser combinado com muitas flores, folhas, gramas, pedras, águas e demais elementos que trazem a força da natureza. Por isso, ele fica lindo em um ambiente com jardim, piscinas e banheiras.

Exemplo de Deck de madeira

Deck de madeira para piscina

O estilo de deck de madeira mais tradicional de se utilizar na área da piscina é aquele retangular com largura pequena e comprimento enorme. Ele fica lindo, combina com o estilo de piscina, principalmente se ela também for retangular e deixa o ambiente super moderno, rústico e elegante ao mesmo tempo.

O deck de madeira para piscina traz outras vantagens para além da beleza que esse elemento tem. Ele, por exemplo, é ideal para evitar escorregões e acidentes, já que o piso é antiderrapante. Uma dica é colocar verniz no acabamento do deck de madeira, para evitar que ele seja corroído por cupins ou outros problemas externos.

Mesmo que você não queira o brilho do verniz, é possível encontrar elementos químicos em lojas especializadas que protegem a madeira do deck.

Exemplo de Deck de madeira com piscina Exemplo de Deck de madeira com piscina

Deck de madeira para jardim

Diferentemente da piscina que exige todo o seu entorno encoberto pelo deck de madeira, no jardim é possível você utilizar de estratégias bem mais modernas e diferenciadas. Não há a necessidade de tampar uma parte completa com a madeira.

Você pode criar espaços dentro do deck de madeira com “buracos” para colocar plantas, vasos, pedras e até mesmo plantar uma árvore, caso esse seja o seu desejo.

A colocação da madeira do deck também não precisa ser simétrica, seguir uma organização conservadora. Você pode usar a criatividade para deixar o ambiente externo, do jardim, com as suas características e estilo.

A composição com bancos, cadeiras e mesas, redes e espreguiçadeiras também podem se tornar uma excelente opção para criar um local de tranquilidade, aconchego e conforto.

Exemplo de Deck de madeira com jardim

Exemplo de Deck de madeira com jardim

Deck de madeira suspenso

Outra forma moderna de instalar um deck de madeira na sua casa é ao utilizá-lo suspenso, normalmente em uma varanda de um quarto ou sala.

Ele pode ser decorado com mesas, cadeiras, bancos, vasos de plantas e demais possibilidades. A dica é sempre utilizar elementos da natureza para compor esses ambientes e não deixar o estilo rústico de lado.

Nada de cadeiras de metal ou elementos muito futuristas. Isso vai causar um desconforto visual e não vai ficar muito bonito. Prefira peças de madeira ou de pedra que vai ficar tudo muito bem feito.

Os decks de madeira suspensos também podem ter um tipo de cerca de tamanho pequeno ou médio para terminar de compor a peça. Fica bem bonito, em alguns casos é possível até cobrir o deck na parte superior, o que também fica muito lindo.

Exemplo de Deck de madeira suspenso

Exemplo de Deck de madeira suspenso

Cuidados com deck de madeira

O principal cuidado com o deck é na proteção da madeira para que ela não desgaste, seja comida por cupins ou destruída pela própria água da piscina. Por isso, o ideal é envernizar a madeira que ela  impermeabiliza a madeira, além de proteger de insetos e parasitas.

Porém, se você não quiser usar verniz, é possível encontrar outros elementos químicos em lojas especializadas para evitar a destruição da madeira.

Se tiver gostado deste texto sobre o uso do deck de madeira em casa, compartilhe-o com seus amigos!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Comments (0)

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *