HomeBastidores

Como fazer curso de decoração à distância

Como fazer curso de decoração à distância
Like Tweet Pin it Share Share Email

A tecnologia é, sem dúvida, a roda transformadora do mundo. Um dos setores mais privilegiados por ela foi a educação, possibilitando que milhares de pessoas pudessem, enfim, realizar o sonho de fazer um cursos e ter um diploma com o Ensino a Distância (EAD). A área de design e decoração vem abrindo diversas oportunidades e se você quer ampliar os seus conhecimentos nessa incrível arte de transformar ambientes, esse post é pra você!

O grande diferencial da metodologia do EAD é a flexibilidade de horários e turnos. Esse tipo de curso possui, inclusive, legislação própria, costuma ser mais barato que os presenciais e conta com todo o suporte para o aluno tirar dúvidas e fazer as avaliações. É um caminho democrático que liga alunos e diploma de diversas áreas e níveis de ensino. Há cursos que exigem alguns encontros presenciais ao longo do ensino, sendo o aluno direcionado à sede da instituição mais próxima a ele, por exemplo.

Assim como outras áreas, a decoração vem usufruindo desse método para abrir mais portas no mercado. Se você está considerando essa opção de ensino, aqui vão algumas dicas:

Cheque todas as informações possíveis – Antes de se matricular, saiba a opinião de alunos e ex-alunos do curso; veja também como é a avaliação da instituição e dos professores que integram o quadro; analise a grade curricular, tire dúvidas sobre os assuntos ensinados, como são feitos os suportes técnico e pedagógico ao aluno, o material didático, etc.

Avalie se você tem o perfil para o curso – A flexibilidade do ensino a distância é sua maior característica, mas também é preciso cumprir as exigências. Verifique se você cumpre os pré-requisitos para ingressar no curso e sua disponibilidade para cumprir com os prazos de leitura, avaliação e exercícios que são propostos. É preciso disciplina para não acumular conteúdo. Mantenha sempre contato com seu orientador para sanar todas as dúvidas.

O que vou aprender nesse curso?

Design de Interiores - Figura 2 - Casa Abrl

No curso de design ou decoração de interiores, como é chamado em algumas instituições, você vai aprender a compor ambientes segundo um raciocínio estético e funcional. Serão abordados assuntos como distribuição de mobiliário, materiais e acabamentos, iluminação, composição de estilos, harmonização de espaços, história do design, estética, tecnologia e sustentabilidade, entre muitas outras matérias. Há duas formas de graduação: o bacharelado e o tecnológico. O primeiro traz uma grade parecida com Arquitetura e Urbanismo e muitas atividades práticas, e tem duração média de quatro anos. Já os tecnológicos oferecem um foco mais voltado para decoração propriamente dita, variando entre decoração e paisagismo, design de móveis e ambiente. O tempo médio de duração é de dois anos. Ao final dos cursos, você poderá:

  • Desenhar móveis;

  • Decorar ambientes residenciais e comerciais internos;

  • Projetar e embelezar espaços externos com plantas e jardins;

  • Acompanhar compra de móveis e acessórios, criar orçamentos e contratar mão de obra;

  • Projetar ambientes de acordo com as necessidades dos clientes;

  • Pesquisar tendências de comportamento, formas, acabamentos, cores e texturas.

Essa é uma área promissora no Brasil. Apesar das variações da economia, o setor de decoração cresceu mais de 500% nos últimos dez anos, segundo a Associação Brasileira de Design de Interiores. Há uma variedade maior de indústrias, fornecedores, acesso a materiais importados e a própria mudança de perspectiva do brasileiro em relação ao design, deixando de ser considerado um assunto supérfluo para algo diretamente ligado ao nosso bem-estar, o que faz muito mais sentido! Afinal, quem não gosta de usufruir de um quarto aconchegante em casa ou ver amigos e familiares completamente à vontade na sala de jantar que você pensou com tanto carinho?

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Comments (0)

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *