HomeComo fazer

Jardim Suspenso: Veja dicas e aprenda como montar o seu!

Jardim Suspenso: Veja dicas e aprenda como montar o seu!
Like Tweet Pin it Share Share Email

Se o seu sonho sempre foi ter um jardim em casa, mas nunca pode por que não tinha espaço suficiente, saiba que hoje em dia isso já não é mais um empecilho. Se antes quando se falava em ter um jardim logo vinha na mente uma casa grande e com um amplo quintal, atualmente os jardins podem ser cultivados até mesmo dentro de apartamentos, pois os chamados jardins suspensos, são pequenas e ocupam pouco espaço, além de terem uma manutenção um pouco mais fácil do que os jardins convencionais.

Fazer um jardim suspenso não é nenhum mistério e nem exige muitas habilidades, porém se você decidiu ter um é preciso ter dedicação, pois assim como qualquer outro jardim, os jardins suspensos não são meros enfeites, apesar de deixar o ambiente muito mais bonito. Em um jardim suspenso é possível colocar o que você quiser, flores, mini árvores, e até mesmo plantas comestíveis como tomates, pimentas, alface, couve, e muitas outras opções. Então se você ficou interessado em ter um jardim suspenso, nesse artigo vamos te ensinar como fazer um.

jardim-suspenso

Jardim suspenso exige muito espaço?

É preciso ter um quintal grande para ter um jardim suspenso? Essa é a primeira pergunta que qualquer pessoa que vai fazer um jardim suspenso em casa se faz, mas por incrível que pareça a resposta é bem ao contrário, pois fazer um jardim suspenso em um local muito grande pode até mesmo ser ruim, pois fica a impressão de muito espaço ocioso, portanto a resposta é: não precisa de muito espaço.

Se você mora em apartamentos e possui uma varanda, mesmo que pequena, já é suficiente para que você faça o seu jardim suspenso, pois ele irá ocupar apenas uma parede, ou duas, dependendo do tamanho que você preferir. Se for um jardim suspenso apenas de flores o ideal é que você faça ele utilizando menos de uma parede, pois assim não deixa a sua paisagem muito carregada. Já o jardim suspenso que mistura uma mini horta, o melhor é colocar ele ocupando toda a parede menor do ambiente, além de deixa-lo em um lugar mais alto do que o jardim suspenso de flores.

Uma outra coisa que deve ser levada em consideração na hora de fazer o seu jardim suspenso é a luminosidade, uma vez que as plantas precisam de ficar em locais com exposição de luz, mas algumas não podem ficar diretamente expostas ao sol.

Como montar um jardim suspenso com pallets

Os pallets se tornaram um verdadeiro sucesso quando o assunto é decoração e organização de casa, pois eles são algo simples de se achar, além de serem baratos e fáceis de transportar. Os pallets podem se transformar nos mais variados móveis, seja um sofá, uma cama, uma mesa de centro, um banquinho, e muitas outras coisas que só precisam da sua imaginação, e um jardim suspenso é um dessas coisas. Existem suportes prontos para jardim suspenso que você só precisa comprar e encaixar na parede, mas utilizando um pallet você consegue dar uma personalizada e deixar o ambiente mais a sua cara.

Para fazer um jardim suspenso é necessário apenas um pallet, ou dois, caso você tenha mais espaço. Você irá montar todo o seu jardim antes de colocar o pallet na parede, por isso limpe e lixe bem ele antes de começar a trabalhar. Para que ele suporte os vasos você pode encaixar pedaços de madeira entre um vaso e outro, assim ele fica firme e sem risco de cair após a instalação. Opte por utilizar plantas menores, mas as samambaias são ótimas para serem colocadas nas pontas como uma finalização.

Após montar todas as suas plantas no pallet você só precisa de colocar ele na parede em um suporte firme, se desejar você pode enfeitar o pallet com tecidos ou pintar ele, para que ele fique mais alegre e colorido.

jardim-suspenso

Como fazer jardim suspenso com garrafas pet

Utilizar garrafas pets é uma forma de reciclar e ajudar o ambiente, mas mais do que isso, é uma maneira de aproveitar para mudar a sua decoração e ter a oportunidade de inovar. Fazer um jardim suspenso com garrafa pet é muito fácil e eles podem ser colocados na parede com suportes ou com pregos. Tudo o que você vai precisar, além das plantas, é de uma tesoura para cortar as garrafas. Faça pequenos furos redondos que sejam suficientes para encaixar os vasinhos e que você possa retirar sempre que for necessário fazer a manutenção deles. Como as garrafas pet são pequenas na hora de colocar na parede você pode coloca-las em diferentes disposições para que o local fique equilibrado.

Este artigo foi útil para você? Conta pra gente aqui nos comentários!

Comments (0)

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *