HomeComo fazer

Terrário: Passo a passo para fazer o seu e lindas fotos para você se inspirar!

Terrário: Passo a passo para fazer o seu e lindas fotos para você se inspirar!
Like Tweet Pin it Share Share Email

Quem é que disse que só quem tem quintal grande que pode ter um jardim? As flores e plantas não só podem, como são ótimas para habitar em vários tipos de espaço. Uma ótima maneira de ter a primavera o ano inteiro dentro de uma casa num ambiente menor é a criação de um terrário. Cada vez mais famoso, fica super simples, bonito e prático.

Quer saber mais sobre eles e ver fotos lindas pra você se inspirar? Então continue lendo esse artigo!

O que é?

O terrário é um tipo de mini jardim que pode tanto ser feito dentro como fora de casa – contanto que o lugar receba uma iluminação legal. Ele ocupa pouco espaço e geralmente é plantado dentro de vidros ou vasos de cerâmica. O bom é que além de se adaptar fácil e caber em ambientes pequenos, é super indicado para aqueles que esquecem ou têm preguiça de cuidar, pois as plantinhas mais recomendadas precisam de poucos cuidados relacionados à manutenção e rega. Ótimo né!?

E o mais bacana é que fica bom em qualquer cômodo que você quiser colocar na sua casa: na janela, na mesinha de apoio, escrivaninhas e por aí vai! O terrário dá um charme todo especial para o lugar, que além de decorar espaços que estão sem graça, oferece toda a energia que só uma planta consegue.

como fazer um terrário

Como fazer um terrário?

Mais um ponto positivo do terrário é que ele simples, simples de fazer. Então você não precisa nem ficar pensando que vai gastar muito. Sendo uma ótima opção para colocar em mais de um espaço da casa e ainda um mimo perfeito para dar de presente. Então pega o papel e caneta e bora florear mais sua casa.

Materiais

Todos esses materiais você encontra em lojas de jardinagem/floricultura e alguns é possível que você até tenha em casa. A quantidade dos materiais vai depender do tamanho do vaso de vidro. Os materiais são:

  • Vaso de vidro transparente (escolha o formato que preferir, mas prefira os que possuem a boca do vidro mais aberta);
  • Substrato ou outro tipo de terra com boa drenagem para o plantio;
  • Pedrinhas (aquelas de aquário/rio/riacho – qualquer cor ou tamanho, vai do seu gosto);
  • Plantas (as mais indicadas são cactos,suculentas ou similares);
  • Colher pequena de jardim;
  • Pincel de cerdas macias;
  • Tesoura.

Como fazer

Com o materiais todos comprados e separados, é a hora de montar seu mini jardim!

  • Pegue o vaso de vidro e comece colocando as pedrinhas no fundo. Faça a camada de 2 a 3 cm de espessura para que forme uma boa base  tampando todo o fundo do vidro.
  • Depois coloque no fundo o substrato (ou terra de boa drenagem). Pense na quantidade que dê para plantar suas plantinhas, mais ou menos de 3 a 4 dedos. Caso você precise de mais terra para cobrir bem as raízes na hora de enterrar, pode adicionar nesse momento, sem problemas.
  • Agora é a hora de pegar as plantinhas que você comprou e tirá-las dos seus vasinhos. Lembre-se de ter muito cuidado para não danificar a planta, faça com calma e de modo delicado uma por uma (tire uma do vasinho e já coloque no futuro terrário). Dê preferência de colocar da menor para a maior para ter mais facilidade de manuseio.
  • Depois coloque as pedrinhas ao redor das plantas. Essas pedrinhas além de servir como decoração, ajudam a proteger as plantinhas e absorver a água. Também tenha cuidado para não danificar as folhas nesse momento. Caso suje com o pó das pedrinhas, use o pincel para limpar.
  • Está pronto! Simples né!? Você ainda pode comprar algumas miniaturas que gosta para decorar e finalizar o terrário.

terrario de suculentas

Terrário de suculentas e cactos

Como citado, para fazer um terrário, o mais indicado é que seja feito com cactos ou suculentas. Isso acontece porque são plantas que retém muito líquido, ideais para ficarem dentro de casa e para quem não tem muito tempo de regar o tempo todo. Falando das suculentas, existem diversos espécies dessa planta, então o leque para escolher é bem grande.

A dica para cuidar dessas plantas após o terrário pronto é primeiramente dizer que elas amam sol e odeiam água. Então escolha um lugar que pegue sol para que elas cresçam cheias de vida. Para regá-las, opte por fazer com uma seringa ou vidros de catchups. Você pode regar 1 vez por semana no verão e 1 vez a cada 15 dias no inverno. Cuidado para não molhar as folhas diretamente.

Com esses cuidados seu terrário pode ter uma vida saudável de 6 meses a 3 anos!

Fotos terrário – Inspiração

terrario de plantasterrario de plantasterrario de suculentasterrario de plantas geometricoterrario geometricoterrario geometrico de casinhaterrario pinterestterrario lindoterrario redondoterrario suspensoterrario diferenteterrario apartamentoterrario lampadaterrario cacto e suculentaterrario de plantas geometricoterrario triangularterrario simplesterrario de plantasterrario de plantasterrario de plantasterrario de plantas lindoterrario de plantas catosterrario de plantas

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Comments (0)

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *