HomeConstrução e reforma

Cimento queimado: Saiba tudo sobre essa forma de acabamento!

Cimento queimado: Saiba tudo sobre essa forma de acabamento!
Like Tweet Pin it Share Share Email

O mercado de casa e construção está sempre inovando em formas de acabamento que permitem deixar a casa mais bonita e que consiga atender a todos os tipos de desejos e necessidades. E, nesse caso, nem sempre qualidade quer dizer preço alto. Muitas soluções procuram oferecer preços acessíveis com resultados com ótima qualidade e beleza. O acabamento com cimento queimado é um exemplo desse tipo de solução, pois oferece variedade de opções que podem ficar bem legais, além de um custo-benefício interessante, de acordo com as necessidades de quem procura uma opção mais em conta.  

O que é cimento queimado?

O cimento queimado nada mais é que uma técnica que consiste na utilização de uma mistura entre areia, água e cimento aplicada em um chão e nivelada ao ponto de deixar o piso o mais plano possível. Posteriormente, com a massa inda molhada, joga-se o pó em cima da mistura e espalha-se com uma desempenadeira. Depois, basta esperar secar e aplicar um acabamento de preferência. É isso! Embora o nome da técnica tenha a palavra “queimado”, não se usa fogo nesse tipo de processo.

cimento queimado no piso

Como fazer piso com cimento queimado?

  • Verifique se o piso está preparado para receber o cimento, caso seja de chão batido ou esteja muito desnivelado, o ideal é que seja feito um chapisco antes para preparar chão.
  • Não se esqueça das juntas de dilatação! Elas são necessárias para impedir que o cimento com o tempo quebre. O ideal é que as juntas sejam feitas a cada dois metros de área.  
  • Faça uma mistura com água, areia e cimento. O ideal é que para cada medida de cimento, se use quatro medidas de areia e a quantidade de agua necessária para se obter uma mistura cremosa e homogênea.
  • Aplique sobre o chão, de forma que o piso vá ficando nivelado.
  • Com a massa ainda molhada, aplique o cimento em pó sobre ela e depois espalhe com a desempenadeira. É essa etapa que é considerada a “ queima do cimento”, que oferece um efeito diferente do tradicional.

cimento queimado no piso

cimento queimado no piso

cimento queimado no piso

cimento queimado no piso

Parede de cimento queimado

Diferente de se aplicar o cimento queimado no chão, não é recomendado que se faça isso em paredes, pois as chances de rachaduras são maiores e, com o tempo, a aparência não pode ficar tão legal assim.

Porém, existem procedimentos que permitem que o efeito de cimento molhado seja simulado, surtindo um resultado praticamente idêntico ao original. Existem algumas alternativas no mercado, mas, atualmente, a mais utilizada é feita com tinta:

Materiais:

  • Tinta ou massa que possua em seu rótulo a informação “efeito cimento queimado”.  Selador.
  • Cera em pasta incolor.

Modo de preparo:

  • Lixe a parede, caso ela não esteja preparada para receber o acabamento.
  • Aplique o selador sob a parede com o auxílio de um rodo para esse fim. É importante um tempo de secagem entre 4 a 6 horas.
  • Aplique a primeira mão. Nunca se esqueça de que a aplicação deve ser sempre de uma maneira que permita o nivelamento da parede, feita com uma desempenadeira. É necessário que se aguarde seis horas.  
  • Aplique a segunda mão. Nesse caso, ainda é necessário utilizar a desempenadeira e aguardar novamente o prazo de seis horas.
  • Aplique a última mão com a desempenadeira e, nessa etapa, capriche nos movimentos aleatórios. Isso ajudará a manter o efeito mais rústico do cimento queimado.
  • Caso deseje, esse efeito pode ser aumentado se uma lixa menos espessa for passada sob a parede 24 horas depois.

cimento queimado na parede

cimento queimado na parede

cimento queimado na parede

cimento queimado na parede

Cimento queimado colorido

Quem deseja um acabamento mais ousado e alegre pode optar pelo efeito colorido no cimento queimado. Para fazer isso, basta misturar um pó colorante ao cimento e aplicar a mistura no piso em cima da massa molhada.

Para efeitos mais sóbrios, recomenda-se a utilização de cores mais neutras como o grafite, branco, gelo, chumbo, marrom ou cobre. No caso dessas cores, é ideal que a mistura esteja com um tom um pouco acima do desejado, já que a cor tende a se misturar com a massa na hora da aplicação.

Para um efeito mais chamativo, vale apostar nas cores mais vivas, como azul, vermelho e amarelo. Mas é sempre bom lembrar que o piso é algo que não pode ser trocado com tanta frequência e, quanto mais viva a cor, mais difícil é sua harmonização. Por isso, é importante tomar cuidado na hora de escolhe-la.

cimento queimado colorido

cimento queimado colorido vermelho

cimento queimado colorido

cimento queimado colorido azul

Veja dicas de como fazer esse tipo de piso em locais que já tem piso.

Gostou das nossas informações sobre cimento queimado? Deixe seu comentário!

Veja também nosso post sobre Porcelanato líquido!

Comments (0)

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *