HomeConstrução e reforma

Janela veneziana: Como usar na sua casa!

Janela veneziana: Como usar na sua casa!
Like Tweet Pin it Share Share Email

Entre as opções de janelas disponíveis no mercado, poucas oferecem tanta versatilidade para contribuir com sua decoração do que as janelas venezianas. Devido sua grande variedade de materiais, acabamento e tipo de instalação, as janelas venezianas acabam sendo uma das preferidas na maioria dos projetos, sendo que em casas, elas são muito mais utilizadas do que em apartamentos, principalmente pelo seu sistema de abrir e fechar.

Vamos falar um pouco sobre as principais características da janela veneziana, e descubra qual é o modelo certo para o seu projeto ficar ainda melhor.

Comece escolhendo o tipo de material

O que caracteriza uma janela veneziana são as frestas que existem e que permitem que o ambiente respire mesmo no caso de as janelas estarem fechadas. Ainda assim, é o material do qual a janela é feita que faz toda a diferença em sua composição. E quando falamos no material, os principais utilizados são dois diferentes:

janela veneziana

Janela veneziana de madeira

O estilo mais clássico de janelas venezianas, deixa as casas com um aspecto muito mais aconchegante, lembrando muito “casa de vó”. Normalmente, esse modelo de janela é pintado da mesma cor das paredes, embora deixá-las em um tom diferente possa ser uma boa ideia para valorizar ainda mais a decoração. O ideal é pesquisar o tipo de madeira que essa janela é feita, além de saber se ela foi envernizada ou passado algum outro acabamento, que garantem a durabilidade dela.

Janela veneziana de alumínio

Uma opção mais moderna para casas e apartamentos, as venezianas de alumínio trazem consigo a vantagem da leveza e da facilidade de instalação. Atualmente, ela é o modelo mais fácil de se encontrar no mercado, e seu preço é mais baixo do que o modelo de madeira. A grande desvantagem é a sua manutenção, já que ela é cheia de frestas difíceis de limpar. Esse modelo fica muito bom em quartos, pois é discreta e complementa muito bem decorações mais modernas.

Está começando a se popularizar no mercado um outro modelo de janela veneziana, feita a partir de um tipo de plástico ainda mais leve e mais barato do que o alumínio. Porém, como ainda não conhecemos bem esse modelo, preferimos não falar sobre ele. Mas se alguém souber, sinta-se a vontade para comentar sua experiência e nos informar um pouco mais sobre esse produto.

Com vidro ou sem?

Em alguns lugares, principalmente com temperaturas mais quentes, algumas pessoas optam por utilizar janelas venezianas e dispensar os vidros, criando uma economia extra. Porém, sempre que nos perguntam sobre a melhor opção, recomendamos sim a janela veneziana com vidro. Não pense nisso como um gasto, pense nisso como um investimento.

Além de isolar melhor as temperaturas, o vidro isola o som externo e dificulta a ação de bandidos. E por falar nisso, outra recomendação é o uso de grades em sua janela veneziana. Já existem modelos discretos disponíveis no mercado, e que serão capazes de inibir a ação de bandidos. Já para apartamentos, a grade é recomendada se houver crianças em casa.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Comments (0)

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *