HomeConstrução e reforma

Reforma de sofá: Vale a pena? Tem como fazer em casa? Descubra!

Reforma de sofá: Vale a pena? Tem como fazer em casa? Descubra!
Like Tweet Pin it Share Share Email

Se você tem um sofá na sua casa que está mais antigo ou que está com o tecido danificado, provavelmente já deve ter se perguntado se a melhor opção seria reformar ou trocar por outro sofá novo. Cada caso precisa ser analisado e você poderá ver, neste artigo, algumas dicas para decidir se vale a pena fazer a reforma de sofá. Confira nossas dicas e informações.

Vale a pena fazer a reforma de sofá?

De tempos em tempos, as pessoas olham os móveis da casa e percebem que já estão gastos, algumas vezes danificados e que é necessário se realizar uma troca para deixar a casa com o ambiente bonito novamente. Muitas vezes, por falta de informações, as famílias investem muito dinheiro trocando móveis que poderiam ficar ótimos com pequenas reformas e com custo menor.

O sofá é um dos móveis mais usados da casa e que normalmente apresenta partes rasgadas de tecidos, espumas desgastadas ou almofadas ruins. Com pequenas dicas, você poderá avaliar se vale a pena fazer uma reforma no seu sofá e deixá-lo novo novamente. Cada caso é um caso, mas muitas vezes reformar um sofá pode sair mais barato do que comprar um novo. Além disso, é uma ótima oportunidade de você ter um móvel com sua cara e com um estilo único. A seguir vamos listar dicas que vão te ajudar a decidir se no caso do seu sofá vale a pena reformar ou só comprando outro. Confira:

reforma de safá

Faça uma avaliação dos danos no tecido

Algum danos no tecido do sofá podem ser facilmente resolvidos em pequenas reformas. Com o tempo, os tecidos ficam sujos e manchados dando a sensação de estarem velhos. Algumas empresas são especializadas em lavagens de sofás e podem, inclusive, realizar a impermeabilização do tecido, evitando que este suje facilmente, ajudando na limpeza do móvel.

Se mesmo assim, você verificar que não houve melhoria no sofá, pode optar pela troca do tecido ou pela colação de capas. Muitas vezes é preciso fazer a troca das molas e espumas. Para tanto, procure um profissional adequado para o serviço e busque indicações de tapeceiros que tenham boas referências para o trabalho.

Com a reforma do tecido, você poderá optar por novas cores, por outras estampas, escolhendo entre diversos tipos diferentes de tecidos como os sintéticos que são mais fáceis de limpar.

Analise a estrutura do sofá:

Um item que deve ser avaliado para saber se vale a pena ou não se fazer uma reforma no sofá é a estrutura do móvel. Os sofás mais populares normalmente são feitos de materiais de menor qualidade e por isso, muitas vezes não vale a pena uma reforma, devido a baixa qualidade do material da estrutura. Em todo o caso consulte um especialista, para avaliar a estrutura do seu sofá.

Dependendo do orçamento da reforma, não valerá tanto a pena em relação a um sofá novo, mas, em geral, ainda é possível se economizar com a reforma, somente sendo necessário se avaliar os tipos de danos.

No entanto, para os sofás mais modernos e que normalmente são feitos de madeira de qualidade ou de materiais mais caros, a reforma passa a ser muito viável, pois o valor da economia será bem maior em relação ao preço de um sofá novo.

Faça mais de um orçamento:

Outra questão fundamental é buscar mais de um orçamento. Alguns profissionais podem lhe oferecer soluções diferentes para o mesmo problema, ajudando na redução do custo da reforma. Procure por diversos tapeceiros da sua região e peça uma avaliação. Leve suas ideias de reforma, mas peça sugestões de materiais e de modificações. Você provavelmente irá se deparar com valores diferentes para chegar ao mesmo resultado.reforma de sofá

Reforma de Passo a Passo

Em alguns casos é possível fazer uma reforma de sofá em casa mesmo, mas é preciso ter ciência de que se você nunca fez nada parecido, poder ser que o resultado não seja tão bom como você gostaria. Mas você é uma daquelas pessoas que tem jeito para tarefas manuais, poder ser uma boa oportunidade de economizar e aprender uma nova tarefa.

Para reformar o seu sofá de forma simples, você vai precisar de:

  • Tecido para estofar
  • Grampeador para sofá
  • Papel seda ou jornal
  • Caneta
  • Alfinetes
  • Tesoura
  • Espuma para estofado

Como fazer a reforma?

  • Escolha o tecido ideal. Ele será esticado no revestimento do sofá ou no estofado. É preciso escolher um tecido forte para fazer o revestimento. Compre um grampeador para sofá.
  • Comprado o Tecido novo, Retire todo o tecido velho do seu sofá, retirando toda a costura. Deixe as marcas onde ficavam as costuras.
  • Coloque os pedaços do tecido sobre as folhas de papel seda (ou no jornal). Utilizando a caneta marque a volta dos pedaços de tecidos que vão revestir o estofado.
  • Recorte e delimite o tamanho que você irá usar.
  • Com alfinetes prenda os papeis no tecido. Utilizando a tesoura, recorte os pedaços e separe.
  • Retire a espuma antiga do sofá. Coloque a espuma nova, utilizando elásticos grossos, linha e agulha caso seja necessário.
  • Junte os pedaços de tecido que formam os braços do sofá, os pedaços que vão cobrir as costas e também o assento com alfinetes. Depois vista o sofá para ver se todos os pedaços encaixam de forma correta.
  • Utiliza a máquina de costura, para costurar o tecido e vá tirando aos poucos os alfinetes.

Peque o Tecido, coloque na estrutura do sofá e prenda com o grampeador.

Reformar de sofá antes e depois

Veja algumas imagens do antes e depois de alguns sofás reformados que podem te ajudar a decidir se vale a pena fazer uma reforma de sofá.

reforma de sofá exemplo de antes e depois

reforma de sofá exemplo de antes e depois

reforma de sofá exemplo de antes e depois

reforma de sofá exemplo de antes e depois

reforma de sofá exemplo de antes e depois

reforma de sofá exemplo de antes e depois

E você pensando em fazer uma reforma de sofá? Gostou das nossas dicas? Deixe seu comentário!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Comments (0)

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *