HomeConstrução e reforma

Tipos de janelas: veneziana, de correr, guilhotina, blindex

Tipos de janelas: veneziana, de correr, guilhotina, blindex
Like Tweet Pin it Share Share Email

Quem começa a mexer com construção ou reforma em casa acaba se deparando com um mundo que vai muito além daquele que normalmente estamos acostumados, mas também acaba encontrando muitas dificuldades devido o grande número de opções que existem mesmo para as coisas mais básicas dentro de uma casa.

Um exemplo claro disso são as janelas, que muitas pessoas imaginam que existam poucos modelos, mas que na verdade podem se revelar uma verdadeira confusão quando começamos a olhar de perto. E para auxiliar você na hora de escolher a melhor opção para a sua reforma, vamos falar um pouco sobre os principais modelos.

tipos de janelas

Para casa, para escritórios, para banheiros, para quartos e para cozinhas

A primeira coisa que é preciso entender quando falamos de tipos de janelas é que existem muitos modelos diferentes para lugares específicos. Um exemplo claro disso são os principais modelos disponíveis:

Janelas Venezianas

É um dos modelos mais populares que existem. Têm uma folha de madeira ou metal no lado de fora do vidro, o que permite aliar a ventilação à privacidade. Com esse tipo de janela, você pode deixar o vidro aberto enquanto a chapa protetora garante que o vento entra, ou deixar o vidro fechado e a proteção externa aberta, trazendo a iluminação natural para o ambiente.

Também protege bem da chuva sem deixar de lado a respiração. Sua principal aplicação é em quartos e salas, sendo que também é popular em cozinhas e outros cômodos residenciais que não o banheiro.

Janela de correr

Semelhante à veneziana, é muito popular, com a diferença de que ela tende a ser um pouco maior, dando maior espaço para a iluminação natural. Sua aplicação é maior em quartos, salas e cozinhas de apartamentos, já que em casas podem ser um convite para ladrões e outras pessoas mal intencionadas.

janela guilhotina
Janela Guilhotina

Janela guilhotina

Um modelo também utilizado muito em residências, é utilizado tradicionalmente em casas. Lembra muito as moradias antigas, embora seja cada vez mais comum sua aplicação em casas mais modernas, que remetem a um visual único. O ideal das janelas do tipo guilhotina é ter uma folha de madeira ou metal para fora, impedindo o sol principalmente em quartos e a iluminação natural.

O tipo de material também faz diferença

Foram-se os tempos em que janelas tinham que ser de vidro. Atualmente, existem opções mais seguras e com um valor em conta para escolher o tipo de janela. Entre os principais modelos, o destaque fica com o blindex, que lembra muito um vidro temperado, diminuindo a possibilidade de quebrar e não espalhando cacos de vidro no caso de isso acontecer.

A maioria dos apartamentos já está vindo com vidro blindex. E em casas com crianças que brincam no quintal, esse vidro é indispensável para evitar acidentes. Claro que nesse caso, também é bom o uso de grades, que vão diminuir a possibilidade de quebrar a janela com uma bolada ou algo do tipo.

Acima de tudo, sempre escolha uma janela considerando o modelo da sua casa e o estilo da decoração que você pretende ter.

E então, qual é o modelo de sua preferência? Conte pra gente nos comentários!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Comments (0)

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *