HomeCozinha

Cozinhas planejadas

Cozinhas planejadas
Like Tweet Pin it Share Share Email

Para quem não sabe, quando nos referimos a um cômodo planejado estamos na verdade falando de como é possível mobiliar e decorar esse mesmo cômodo com móveis planejados. A mobília planejada leva em conta o espaço disponível, o orçamento do cliente e o acabamento desejado por ele. Hoje falaremos dos benefícios que uma cozinha planejada pode oferecer.

As cozinhas planejas são um recurso procurado por pessoas que moram em casas ou apartamento de todos os tamanhos. Em apartamentos pequenos, elas são uma opção porque aproveitam todo o espaço disponível na sua cozinha, como uso de armários, prateleiras, portas. Em cozinhas maiores funciona da mesma maneira: com planejamento o espaço pode se tornar mais funcional. Em cozinhas maiores é possível inserir uma ilha na cozinha (veja as fotos abaixo para compreender melhor), pequenas bancadas e mesas, entre outros.

Clique nas fotos para vê-las maiores:

Acabamentos e cores

Para os aficionados por decoração, os móveis planejados de uma cozinha não deixam a desejar. Disponíveis em diferentes tipos de madeira, cada um com sua cor e acabamento, ou podendo ser revestidos de diferentes materiais dando a cor e a textura que quiser. Você pode experimentar, por exemplo, usar madeira escura e de aparência mais tosca para trazer um ar rústico ao cômodo. Madeira clara e lisa, com um revestimento branco, com certeza ajudará na limpeza que a cozinha exige, além de gerar um ambiente bem iluminado por refletir a luz. Por um lado, você também pode combinar o acabamento dos móveis planejados com o do piso, fazendo algo monocromático e moderno, ou resolver apostar em um jogo de cores opostas: se o piso é escuro, use móveis claros, etc. Esse tipo de decoração traz mais vida ao cômodo.

Também é possível construir cozinhas bastante coloridas, como nas fotos que mostramos acima. Essas são as preferidas dos casais mais jovens e que estão montando o primeiro apartamento. Essa é uma opção que deixa a casa mais divertida e mais jovial. Você pode escolher a cor que mais combina com você ou combinar com outros elementos da sua cozinha, como a mesa de jantar.

Quais móveis estão incluídos

Quando falamos de móveis planejados, geralmente se tratam, em sua maioria, de armários, gavetas, balcões e prateleiras. Porém, os armários não vão ser colocados no cômodo sem considerar outros quesitos, como iluminação, a mesa e cadeiras, a colocação dos eletrodomésticos, artefatos de decoração, etc. Portanto, não se pode pensar no móvel planejado como algo restrito, e sim incluí-lo no ambiente.

O que levar em conta antes de fazer

Antes de começar a planejar e pagar caro por uma cozinha planejada, é importante ter em mente o que se quer – nem que seja uma vaga ideia. Faça um pequeno esquema a lápis sobre o posicionamento do fogão, geladeira e armários. Não se esqueça de anotar a posição de janelas e portas. Em relação aos armários, não se esqueça de incluir no esquema o espaço extra que eles irão ocupar enquanto estiverem com a porta aberta.

Meça o cômodo e anote as medidas: qual a altura do cômodo? E a largura das paredes? Se possível, faça pequenas marcações à lápis para ter uma ideia do posicionamento das coisas. Mesmo se a ideia for contratar um profissional no assunto, é bom ao menos fazer o esquema a lápis para melhor transmitir suas ideias.

Ao planejar a sua cozinha também é importante saber quais eletrodomésticos você pretende comprar. Alguns são indispensáveis, como a geladeira e o fogão. Outros são opcionais, como uma lavadora de louças, microondas, forno elétrico, exaustor. Só assim você saberá qual espaço terá que destinar para todos os eletrodomésticos que você pretende adquirir.

Benefícios

  • Melhor aproveitamento do espaço
  • Decoração bonita e confortável
  • Praticidade na cozinha
  • Mais espaço de mobilidade
  • Vários acabamentos para escolher
  • Muitos profissionais e lojas no mercado realizam esse serviço
  • É possível usar os eletrodomésticos embutidos ou suspensos para ganhar espaço em cômodos pequenos

Dicas para não errar

  • Liste os eletrodomésticos e os meça, guardando essa informação
  • Verifique a profundidade que você desejará que a cuba da pia tenha, assim como o material utilizado nela. Também é importante ter cuidado com a altura da pia.
  • Não deixe de marcar no projeto onde ficam as tomadas, para que elas estejam disponíveis para o uso.

É importante ter em mente que, antes de tudo, uma cozinha planejada precisa ser funcional e se adaptar as suas necessidades. Ou seja, não adianta incluir detalhes pensando só em ter uma “cozinha bonita”, sendo que você não faz uso deles. Isso é muito comum, por exemplo, quando as pessoas escolhem ter uma pequena adega. Muitas escolhem o elemento, mas não o usam no seu cotidiano.

Comments (0)

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *