HomeCozinha

Dicas de organização para cozinha

Dicas de organização para cozinha
Like Tweet Pin it Share Share Email

Ter uma casa organizada da melhor maneira possível nem sempre é fácil. Muitas vezes com a falta de tempo, as pessoas acabam deixando as coisas desorganizadas e isto pode atrapalhar ainda mais no dia a dia. Mas já pensou como seria ótimo chegar em casa depois de um dia de trabalho e encontrar sua cozinha organizada para você poder fazer uma refeição agradável com sua família?

Neste artigo, vamos mostrar algumas dicas de organização para cozinha e como manter este espaço sempre em ordem.

Como manter sua cozinha sempre organizada?

A cozinha é um dos ambientes normalmente mais utilizados pelas famílias e também um dos mais difíceis de serem organizados, já que durante a preparação dos alimentos pode haver a liberação de muita sujeira e, principalmente, de gordura durante o preparo das refeições.

Para quem gosta de cozinhar, manter o local em ordem faz total diferença para auxiliar na hora de preparar as refeições, deixando os utensílios, os eletrodomésticos e os ingredientes mais fáceis de serem utilizados, auxiliando, inclusive, no melhor aproveitamento dos alimentos.

Veja, a seguir, algumas dicas de organização para cozinha:

Faça uma análise prévia dos seus utensílios:

Antes de você iniciar a organização dos seus itens de cozinha dentro dos armários, seria interessante você fazer uma análise prévia para verificar os materiais e as louças que estejam em bom estado, separando aqueles que você não deseja ter mais e que poderia estar doando.

Faça também uma seleção, separando os itens por tipos, deixando os grupos organizados de talheres, de louças, de copos, também separados por função;

Defina o espaço necessário para guardar todos os seus itens:

Enquanto você estiver fazendo a seleção e a separação de todos os itens e utensílios, você poderá ter uma ideia sobre o espaço necessário total. Você poderá planejar o uso de armários em locais baixos como no caso dos balcões e armários da pia para colocar os itens mais pesados, tais como as panelas e louças grandes.

Os armários acima do chão podem ser divididos nas áreas de altura média para os pratos e copos mais utilizados, e nas áreas mais altas para os utensílios que são usados com menor frequência. Neste caso, guarde-os embrulhados em papel de seda para proteger as louças.

Deixe as gavetas para guardar os talheres, os utensílios grandes de madeira e metal, além de toalhas de mesa, jogos americanos, panos de prato e quaisquer outros conjuntos para a cozinha;

Tenha armários separados para os alimentos:

Misturar alimentos com os itens de cozinha é algo muito comum, mas que pode causar transtornos, já que estes alimentos liberam resíduos, muitas vezes em função de danos nas embalagens, deixando seus armários sujos e desorganizados.

Tenha armários específicos para armazenar alimentos não perecíveis, tais como as farinhas, o arroz, o feijão, os produtos enlatados, entre outros, e outra área para alimentos perecíveis, como uma cesta para guardar frutas, legumes e verduras.

Se possível, tenha também uma área refrigerada somente para armazenar os diversos tipos de carnes e de alimentos crus para que estes fiquem separados dos alimentos já preparados, evitando a contaminação cruzada dos mesmos;

 

 

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Comments (0)

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *