HomeDecoração

Bonsai: Descubra o que são e aprenda como cuidar!

Bonsai: Descubra o que são e aprenda como cuidar!
Like Tweet Pin it Share Share Email

Originalmente da China, o bonsai, ou pequena arvor, têm se tornado mais populares por todo o mundo, devido à sua beleza, experiência proporcionada no processo de cultivo e ao fato de poderem ser produzidas em quaisquer ambientes, sejam eles menores ou maiores.

O que é bonsai?

Está é uma técnica de cultivar árvores em miniaturas em um espaço, reduzido com cuidados que garantem um desenvolvimento saudável, geralmente realizada em pratos ou bandejas. Por isso, o nome   “Bonsai”, que em japonês significa “plantado em uma bandeja”.

Apesar de possuírem um tamanho extremamente menor, essas pequenas árvores possuem todas as caraterísticas de uma árvore normal, pois existe uma série de cuidados para que a árvore desenvolva todos os seus elementos vitais.

Por exigir um sistema complexo de técnicas e cuidados, o cultivo de bonsai é considerado uma arte, que requer paciência, domínio de técnicas plantio, paciência e atenção redobrada para que a árvore cresça de forma saudável.

Para que essa arte seja realizada com sucesso, é importante que se entenda todas as etapas para o crescimento de um bolsai.

bonsai na decoração

Pré-bonsai, muda e bonsai, entenda a diferença

Muda é uma planta em seu estado inicial que ainda não passou por todo o processo de preparo necessária para se tornar um bonsai. Por isso, ao adquiri-la, é necessário se ter em mente que ela precisará de cuidados para se tornar uma pré-bonsai.

O pré-bonsai é um tipo de planta que recebe, por um determinado tempo, cuidados para se tornar um bonsai, que vai desde o tipo rega a forma como se utiliza adubos e cortes.

É possível transformar em bonsai qualquer um dos dois tipos, para isso, é necessário cuidados específicos, que dependerão do tipo de árvore que está sendo cultivada.

bonsai na mesa na varanda

Saiba como cuidar de um bonsai

Embora cada espécie de árvore exija cuidados específicos existem algumas dicas básicas para quem deseja cultivar um bonsai em casa.

Adubação e transplante  

Essas são as fases geralmente praticadas mais no início do cultivo das árvores em miniaturas, por isso, todo o cuidado é pouco para que a planta tenha com um começo de vida apropriado.

O uso de adubo deve ser feito na etapa de crescimento e os tipos de nutrientes presentes nele variam conforme a espécie da árvore, mas o ideal é que o nitrogênio, fósforo e potássio sempre estejam presentes na fórmula, pois são elementos importantes para qualquer planta.

A medida que cresce, o bonsai passa exigir bandejas ou vasilhas maiores. Por essa razão o transplante para outro recipiente se tornar necessário.

A dica principal para esse tipo de processo é realiza-lo durante a primavera, estação do ano em que a planta se encontra em processo de dormência. Além disso, é essencial que o novo vaso da árvore esteja com condições de solo e espaço ideais para receber o bonsai.

Cuidados diários, rega e poda

A regularidade da rega varia de espécie para espécie, mas, geralmente, os bonsais devem ser regados sempre que o solo estiver seco e, caso esteja submetido a temperaturas superiores 20º, com baixa umidade do ar, essas plantas precisam ser regadas todos os dias.

A exposição ao sol é fundamental para o crescimento saudável da planta. Porém, no verão, é recomendando que isso seja feito com mais cautela e que as folhas e galhos também sejam molhados.

A periodicidade da poda também varia, mas o ideal é que seja feita entre três a seis meses, com tesoura apropriada para isso. A raiz também precisa ser aparada, pelo menos, a cada três anos.

podando bonsai

Em que ambientes colocar

Existem bonsais para ambientes para todos os tipos de ambientes, sejam eles pequenos, grandes, iluminados ou pouco iluminados. A dica valiosa é escolher uma espécie de árvore que se adapte melhor a cada tipo de ambiente.

Para um crescimento saudável do bonsai, o ideal é que o ambiente seja arejado, receba luz em alguma hora do dia e que não seja poluído ou sujo.

bonsai no móvel bufet

Bonsai de jabuticaba

A jabuticabeira é uma das plantas mais procuradas para prática de Bonsai no Brasil. Por ser uma árvore frutífera, e importante que ela seja exposta à luz do sol constantemente e que seja protegida de temperaturas muito frias, inferiores a 10º.

Seu auge de crescimento demora, em média, cinco anos e ela possui um crescimento maior no verão e outono, estações em que suas folhas ficam mais vistosas e bonitas.

bensai de jabuticaba

De acerola

Assim, como a jabuticabeira, o bonsai de acerola também precisa ser exposto diariamente ao sol e seus frutos e folhas costumam ficar com cores mais vibrantes, devido ao tamanho reduzido.

A principal dica para esse tipo de bonsai é molhar galhos e tronco em dias quentes e não adubar a árvore em épocas de floração ou excessivamente.

bonsai de acerola

Gostou das nossas informações? Deixe seu comentário!

Comments (0)

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *