HomeDecoração

Cortina para quarto do bebê: Veja os tipos e descubra a mais adequada!

Cortina para quarto do bebê: Veja os tipos e descubra a mais adequada!
Like Tweet Pin it Share Share Email

Quando se trata da decoração do quarto do bebê, cada detalhe é importante e faz diferença no conforto, bem-estar e qualidade de vida da criança e da mãe. Por isso, é importante se atentar às escolhas feitas para esse cômodo, seja dos mínimos aos maiores detalhes.  A cortina é um dos itens fundamentais na montagem do quarto, pois além de ser um ponto chave da decoração, ela também controla a quantidade de luminosidade que chega até a criança, além de impedir que partículas menores de sujeiras passem pela janela. Mas como saber qual a melhor cortina para quarto do bebê? Para encontrar a resposta, existem algumas dicas que podem te ajudar.

Principais tipos de cortina para quarto do bebê

Existem vários de cortinas para o ambiente dos pequenos. O que determina essa variação quase sempre é o material no qual esse item é confeccionado. Sendo que cada tipo de matéria prima é indicado para um tipo de ambiente específico. Os modelos mais comuns são:

Em tecido

Esse é o tipo mais utilizado pelas mamães e papais para os quartos dos bebês. Geralmente, elas são confeccionadas em poliéster, renda ou tecido mais nobre e podem ser tingidas ou texturizadas.

Para qualquer um deles, o ideal é que seja um tipo de tecido fácil de lavar, anti-ácaro e que não acumule sujeira com facilidade. Os tecidos mais densos, são indicados para bloquear ambientes muito iluminados, mas é preciso tomar cuidado para não abafar o ambiente demasiadamente.

Pensando do ponto de vista do design do ambiente, esses itens devem sempre ser combinados com a cor da parede e dos móveis. Fica muito bonito o contraste de tom sobre tom sobre o tom. Por exemplo, se a parede for azul claro, uma cortina em azul escuro é uma escolha bonita e harmoniosa.

cortina para quarto do bebê em tecido branca com tema nautico

cortina para quarto do bebê em tecido branca e azul

cortina para quarto do bebê em tecido branca com detalhes floridos

cortina para quarto do bebê em tecido amarela com aplicação de laços

cortina para quarto do bebê em tecido rosa

Com trilhos

Esse modelo vem sendo menos utilizado, devido à dificuldade de instalação dos trilhos, mas ainda assim é popular pelo efeito visual que causa na decoração.

O tecido é ligado às barras de metal por pregas, que dão um formato sanfonado à cortina, deixando-a com um aspecto mais volumoso e bonito. Porém, o fato de não ter superfície regular faz com que o item acumule sujeira com mais facilidade.

cortina para quarto do bebê com trilhos decoração ursinho

cortina para quarto do bebê com trilhos branca

Cortina de varão

Assim como o tipo americano, esse modelo também possui um aspecto de sanfona, porém menos acentuado e com uma instalação mais fácil de ser realizada.

Nesse tipo de modelo, o tecido é suportado por um varão. Esses dois elementos são ligados por alguma estrutura fixadora, também chamada de passante ou alças. Existem vários tipos de passantes, sendo que os mais famosos são: argolas, laços. Ilhoses e inteiriças.

Por possuírem um suporte mais sofisticado, essas cortinas geralmente são confeccionadas por tecidos mais nobres e bem trabalhados e, por essa razão, são bastante procuradas por quem deseja uma decoração mais delicada e rica em detalhes.

cortina para quarto do bebê bege com varão

cortina para quarto do bebê rosa com desenhos de bailarinha

cortina para quarto do bebê azul e branca

cortina para quarto do bebê rosa com varão

cortina para quarto do bebê branca com varão

Persianas para quarto de bebê

Para a decoração do quarto dos pequenos, é comum que os pais também optem por cortinas confeccionadas por materiais diferentes dos tecidos convencionais. Assim, as cortinas rígidas se tornam uma opção e oferecem mais praticidade para a manutenção no dia a dia.

Embora seja mais comum em escritórios, a persiana é um exemplo desse tipo de material e tem se popularizado entre as opções de cortinas para quartos, incluindo os infantis.

Um ponto positivo da persiana é a capacidade que ela tem de bloquear a incidência de raios luminosos e ainda assim permitir que o ambiente seja ventilado com mais facilidade.

O ponto negativo fica por conta da pouca versatilidade para customização e das cores frias geralmente encontradas para esse tipo de produto. Para resolver esse problema, o grande segredo é tentar apostar no contraste entre a sobriedade da cor da persiana e um tom da parede mais vibrante.

Outra saída é procurar por persianas pintadas ou estampadas, que podem formar algum tipo de desenho quando elas estiverem fechadas. Embora a variedade ainda não seja tão grande, é possível encontrar esse tipo de produtos em lojas especializadas em decoração infantil.

cortina para quarto do bebê persiana branca

cortina para quarto do bebê persiana azul

cortina para quarto do bebê persiana azul de revestida com tecido

cortina para quarto do bebê persiana com aplicação de borboletas cortina para quarto do bebê persiana amarelo claro

Qual cortina para quarto do bebê é a mais adequada?

Com tantas opções, pode parecer difícil escolher a melhor opção para de cortinas para o quarto do bebê. Não existe uma resposta definitiva, mas o ideal é que se leve em consideração a luminosidade, ventilação e quantidade de poeira que o quarto recebe, além da decoração escolhida para o cômodo.  

Se a casa receber muita luz solar ou estiver exposta à poluição, o ideal é que sejam utilizadas cortinas tecido mais denso ou persianas para o bloqueio. Quem não possui esse problema, pode apostar em tecidos mais leves, para uma decoração mais delicada.

cortina para quarto do bebê branca com detalhes de flor rosa

cortina para quarto do bebê branca e em tons pasteis

cortina para quarto do bebê rosa e braca

]cortina para quarto do bebê branca com detalhes em marrom

cortina para quarto do bebê branca com babados azuis

Esta decorando o quarto do seu bebê? Veja também: Cinco formas de decorar o quarto do bebê, Dicas de organização para o quarto do Bebê e Berço: como escolher?

Gostou das nossas dicas sobre cortina para quarto do bebê? Deixe seu comentário! Compartilhe sua opinião com a gente!

Comments (0)

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *