HomeEletrodomésticos

Ar condicionado: Como fazer ele gastar menos energia?

Ar condicionado: Como fazer ele gastar menos energia?
Like Tweet Pin it Share Share Email

Não abre mão do ar condicionado mas a conta não para de subir? Veja nossas dicas para fazer o ar condicionado gastar menos energia.

Todo mundo que tem um aparelho de ar condicionado em casa, sabe que a conta é sempre cara. Mas para aprender a economizar, é preciso entender como funciona seu processo

O que é o condicionamento de ar?

O condicionamento de ar é o processo de tratamento do ar interior em espaços fechados. Esse tratamento consiste em regular a qualidade do ar interior, no que diz respeito às suas condições de temperatura, umidade, limpeza e movimento. Para tal, seu aparelho condicionador de ar deve inclui as funções de aquecimento, arrefecimento, umidificação, renovação, filtragem e ventilação do ar. A função de desumidificação está normalmente associada à de arrefecimento. Alguns sistemas especiais podem incluir outras funções como a de pressurização do ar no interior de determinado espaço.O ar tratado num sistema de condicionamento de ar é designado “ar condicionado”. Na linguagem corrente, o próprio processo de condicionamento de ar é referido como “ar condicionado”. Por extensão, também são referidos como “ares condicionados” os aparelhos destinados ao condicionamento de ar.

Todos sabemos que esses aparelhos, embora ajudem bastante nossas vidas, gastam muita energia. E com os preços cada vez mais altos da conta, é preciso buscar formas de diminuir esses custo. Vamos te explicar abaixo, algumas medidas que você pode tomar para que isso ocorra. Acompanhe conosco.

consumo ar condicionado

Como fazer o ar condicionado gastar menos?

As dicas a seguir são para você diminuir o consumo de energia do seu aparelho. Elas ajudam a aproveitar os benefícios do seu aparelho de ar condicionado sem sustos na hora de pagar as contas. Se você ainda nem comprou, uma dica interessante é analisar seu tamanho do ambiente e comprar de acordo com a potência, muitos sites tem tabelas para que você possa calcular o consumo do ar condicionado.

  • Escolha os modelos que tenham o Selo Procel de Economia de Energia;
  • Dê preferência aos modelos que possuam recursos de programação, como o timer;
  • Instale a unidade externa (condensadora) em local com boa circulação de ar;
  • Evite obstruir as laterais e o fundo do seu aparelho de ar-condicionado de janela. Isto dificulta a troca térmica do gás com o ar, aumentando a pressão interna no sistema e consequentemente reduzindo a eficiência do aparelho;
  • Proteja a parte externa do aparelho da incidência do sol, sem bloquear as grades de ventilação;
  • Evite o frio excessivo regulando o termostato adequadamente. Manter os ambientes numa temperatura entre 22ºC e 24ºC, que parecem adequadas à maioria das pessoas, também é uma boa dica;
  • Mantenha portas e janelas bem fechadas, para evitar a entrada de ar do ambiente externo;
  • Evite o calor do sol no ambiente, fechando cortinas e persianas;
  • Mantenha os filtros limpos. Filtros sujos impedem a circulação livre do ar e forçam o aparelho a trabalhar mais.Estando sempre limpo deixará o ar condicionado mais econômico;
  • Habitue-se a desligar o condicionador de ar sempre que você se ausentar do ambiente por tempo prolongado.
  • Se o objetivo é usar o ar-condicionado por longos períodos, sugerimos os aparelhos que contenham a tecnologia Inverter, pois este sistema oferece maior eficiência, ajustando o trabalho do compressor conforme a necessidade.
  • Fazendo um uso correto do seu aparelho de ar-condicionado além de você economizar, também estará aumentando a vida útil dele e garantindo conforto e bem estar para as pessoas que frequentam o local.
  • No ambiente de trabalho: Lembramos que todas as dicas descritas acima podem ser realizadas no ambiente de trabalho, sempre levando em consideração o conforto térmico coletivo e a aprovação dos colegas. Converse com sua equipe e sugira estas dicas para economia. No entanto, como medida de segurança, é necessário verificar qual é o tipo de equipamento instalado em seu local de trabalho.

Conclusão

Bom pessoal, espero que tenham curtido as dicas e que você consiga fazer seu ar condicionado gastar menos energia com sucesso ok?

Dúvidas e sugestões podem deixar nos comentários, até a próxima!

 

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Comments (1)

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *