HomeEletrodomésticos

Ar condicionado: Vale a pena? Como escolher?

Ar condicionado: Vale a pena? Como escolher?
Like Tweet Pin it Share Share Email

Com as altas temperaturas o ar condicionado passou a ser um desejo de muitos, mas saber se qual é o melhor para se comprar ou se vale realmente a pena investir em um é uma tarefa complicada. Se você quer um ar condicionado, mas não sabe qual comprar, leia este artigo e tire as suas dúvidas.

Tipos de ar condicionado

Existem três tipos de ar condicionado, os de janela, o split, que é acomodado na parede, e o portátil. Para escolher o melhor para sua casa você precisa definir as suas necessidades, pois cada um deles possui vantagens e desvantagens específicas.

Em relação ao preço não existe uma diferença muito grande entre os três, mas o portátil geralmente é o mais barato por ter a opção de ser menor, o que facilita para o levar a qualquer lugar.

Ar condicionado de janela: Esse tipo de ar condicionado vem perdendo um pouco o espaço, pois ele necessita de mais cuidados na hora da instalação. Dificilmente você conseguirá instalar um modelo desses sozinho, o que pode gerar ainda mais custos contratando um especialista para o instalar.  Outro motivo dele perder espaço é que muitas pessoas não podem fazer os ajustes necessários para o instalar, uma vez que ele deve ser instalado por meio de uma abertura na parede do cômodo, onde a parte traseira do aparelho fica para fora da casa.

Ar condicionado Split: Esse tipo tem ganhando muitos adeptos nos últimos tempos e vêm como sucessores do ar condicionado de parede, devido possuir um pouco mais de facilidade para ser instalado. Além disso esses modelos apresentam grande performance, leveza e baixo nível de ruído, em comparação aos outros aparelhos. Os splits são compostos de dois módulos, sendo um deles instalado dentro do ambiente e o outro, que tem o compressor, do lado de fora. A interligação desses dois módulos é feita por tubulações de passagem de gás e dreno, além das interligações elétricas.

Ar condicionado portátil: O ar condicionado portátil é ideal para ambientes pequenos e que não podem sofrer modificações para acomodar o aparelho, ele é o mais leve de todos os modelos, chegando a pesar em torno de 30 kg, e ainda possui  rodinhas que auxiliam na locomoção dele para qualquer local. O reservatório dele  pode aguentar até 20 litros de água, o que faz com que não tenha que ficar esvaziando com frequência, além de que quando o reservatório fica cheio, o aparelho desliga sozinho. Porém esse é o considerado como o aparelho mais barulhento dos três tipos, então não é recomendado para pessoas que não gostam de barulhos.

Cuidados importantes

Se você decidiu comprar um ar condicionado fique atento a algumas dicas na hora da instalação, sempre que possível contrate um profissional especializado para realizar o serviço, pois você terá a garantia de que o seu aparelho será instalado da maneira correta.

É recomendado que seja instalado dois disjuntores separados, pois normalmente, é utilizado a voltagem de 220V, então é bom que  o equipamento conte com uma instalação elétrica exclusiva, sem colocar em risco de sobrecarga o restante da rede elétrica.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Comments (0)

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *