HomeEletrodomésticos

Cooktop: Características e como escolher

Cooktop: Características e como escolher
Like Tweet Pin it Share Share Email

É cada vez mais comum que os projetos de decoração optem pela dupla cooktop e forno elétrico no lugar do tradicional fogão. Com visual mais elegante, características mais modernas, ocupando menor espaço e trazendo uma versatilidade maior, o cooktop é algo razoavelmente antigo, utilizado desde os anos 90, mas que definitivamente está vivendo sua melhor fase.

Porém, não é só escolher um cooktop, é preciso conhecer os modelos disponíveis e descobrir qual deles é o mais indicado para o perfil de sua cozinha. E além disso, existem algumas características do cooktop que fazem uma grande diferença na hora de você escolher qual será o utilizado no projeto da sua casa.

Características gerais: medidas, número de bocas, alimentação

A primeira coisa que você precisa saber na hora de escolher seu cooktop: qual o espaço disponível para sua instalação. Baseado nisso, você iniciará a jornada de escolha pelo modelo ideal. No geral, as medidas do cooktop seguem o padrão ALP, ou seja, altura, largura e profundidade. Assim, o primeiro passo é medir o espaço disponível e aí sim, escolher a peça certa para você.

Sabendo as medidas, chega a hora de escolher o número de bocas. E aí, vem uma surpresa: não é porque o cooktop tem mais bocas que ele é necessariamente maior. De maneira geral, quanto maior o espaço entre as bocas, melhor. Porém, existem casos de pessoas que não precisam de 4 ou 5 bocas, optando por cooktops de 3, 2 ou até uma boca. Nesse caso, cada um escolhe de acordo com o próprio perfil.

E por fim, o último ponto é a alimentação do cooktop. Ele pode ser a gás GNV, GLP ou eletricidade. É importante, antes de comprar a peça, descobrir o tipo de gás da sua cozinha, evitando surpresas depois. Porém, se o cooktop não for abastecido a gás, então você escolherá por duas das opções que falaremos agora.

cooktop

Cooktop elétrico

Essa é uma excelente opção para quem leva a sério o ofício de cozinhar. Isso porque a grande vantagem do cooktop elétrico é uma precisão de temperatura. Semelhante ao forno elétrico, ele oferece um controle total. Além disso, ele não usa gás, sendo aquecido via eletricidade. Parece excelente não é? Pois aí é que vem a surpresa: por não usar o gás, ele acaba precisando de muita energia, o que pode significar uma surpresa bem negativa na conta de luz, onde você perceberá um impacto maior do que aquele causado por um chuveiro.

Cooktop por indução

A opção mais moderna e mais desejada das 3, o cooktop por indução também é abastecido por eletricidade, embora já existam modelos a gás. Sua grande vantagem é que o calor só aparece quando o aço da panela encosta na boca, evitando queimaduras, desperdício de energia e qualquer coisa do tipo. A desvantagem? Além do preço mais elevado, as panelas, que só podem ser de aço, multicamada ou ferro fundido.

 

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Comments (0)

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *