HomeEstilos de Decoração

Casamento: a decoração da igreja tem que ser a mesma da festa?

Casamento: a decoração da igreja tem que ser a mesma da festa?
Like Tweet Pin it Share Share Email

Organizar um casamento exige dos noivos duas palavrinhas para segurar o ânimo: planejamento e paciência. São muitos os detalhes que envolvem cerimônia e festa, muito o que pesquisar para tornar esse momento um dos mais emocionantes na vida de duas pessoas que se unem por amor. A decoração é um dos itens que suscitam mais dúvidas: como organizar, o que é fundamental no ambiente, se a decoração da igreja deve ser a mesma do salão de festas… Para esse último item é que dedicamos esse post!

Se você está planejando uma cerimônia religiosa seguida de festa e em locais diferentes, com certeza deve ter pensado em como fazer a ambientação dos dois espaços. Ela não precisa, necessariamente, ser igual. Primeiro, porque muitas vezes são realizados vários casamentos seguidos numa mesma igreja. Aquele famoso atraso da noiva está saindo mais caro, já que o casal seguinte está esperando. Há duas formas de equilibrar essa questão. Uma é investindo na decoração do salão, que sendo exclusivo, poderá ser ao gosto dos noivos. Outra é contatar os casais do dia e tentar combinar uma ornamentação que agrade a todos os estilos, podendo até dividir os custos. Se isso for possível, melhor para todos. Agora, se não houver mais nenhum casamento no dia (que sorte!), você pode apostar num tema para ambos os espaços, não há nada de errado nisso, mas é preciso estar atento a algumas questões antes.

Estude bem os locais onde serão realizadas a cerimônia e a festa. A decoração precisa harmonizar com o ambiente e não sobrecarregá-lo. Muitas igrejas possuem uma beleza imensa por si só, pedindo uma decoração mais simples, por exemplo. Algumas até proíbem determinadas decorações, então faça um projeto que agrade a gregos e troianos, como dizem. Outro fator que influencia bastante é a hora – manhã, tarde ou noite –, quantidade de padrinhos no altar, o vestido da noiva.

A ornamentação do corredor que leva à nave da igreja precisa ser marcante, mas sem atrapalhar a entrada dos padrinhos, muito menos da noiva. Certifique-se que o espaço entre as fileiras de bancos é grande o suficiente para não atrapalhar a circulação. Outra dica é tomar cuidado com arranjos muito volumosos para que o convidado sentado próximo a ele não fique incomodado nem perca visão da cerimônia.

O link entre o espaço religioso e o salão pode ser feito de diversas formas. As cores presentes em fitas, tapete e flores, as espécies escolhidas. Tenha em mente que cada época do ano favorece uma espécie. Busque flores da estação, que são mas baratas, abundantes e duram mais. Veja também se elas mudam de odor à medida que vão murchando.

Casamento - Figura 2 - Personalização - Pinterest

Hora da comemoração

O salão, com certeza, dá mais liberdade aos noivos na ornamentação. Mas assim como na igreja, é preciso calcular o ambiente para que tudo ocorra bem.

Circulação e interação são itens fundamentais. Pense que vocês cumprimentarão os convidados e que eles também aproveitarão o conforto oferecido. Nada de enfeites que dificultem a comunicação, como arranjos imensos em mesas ou próximos a passagens. Outro detalhe: flores e cores possuem significados. Pesquise e invista naquelas que tragam o simbolismo desejado para sua união.

Cheque todos os ambientes para que eles tenham a cara da festa: banheiros, lounge, pista de dança, área do buffet. A mesa dos doces é uma das grandes atrações do espaço, não esqueça de levar em consideração o design dos doces e do bolo escolhido.

E na hora de escolher o salão, não se acanhe e pergunte tudo que vier em mente. Saiba a hora do início da decoração e de entrega do espaço para não correr o risco de não finalizar a décor, ver flores murchando ou ter que acelerar o fim da festa para fazer a limpeza. Mas se você seguir essas dicas, é certo que sua festa vai ser maravilhosa como esperado.

 

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Comments (0)

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *