HomeEstilos de Decoração

Como decorar bolo com pasta americana

Como decorar bolo com pasta americana
Like Tweet Pin it Share Share Email

Ela é um dos ingredientes mais utilizados na confeitaria. Feita basicamente de gelatina, açúcar e glucose, a pasta americana é amplamente usada na decoração de bolos e doces. Muito sensível à luz e à temperatura, precisa de um ambiente ideal para não desmanchar e perder a cor. Quando dominada a técnica, o que vemos por aí são verdadeiras obras de arte em forma de bolo. Lindo aos olhos e, de quebra, saborosos. Separamos algumas dicas para você criar guloseimas que serão a estrela da mesa:

1) Brincadeira de colorir

É possível encontrar o produto já pronto nas lojas especializadas e até em supermercados em cores variadas. A pasta também pode ser colorida na hora, mas o conselho é testar antes até encontrar a tonalidade desejada, tomando cuidado com o excesso de corantes, que podem dar sabor à massa. Cores como rosa, azul, lilás são algumas das que mais desbotam à luz do sol e também residencial. Para tingir a pasta, podem ser utilizados três métodos: corante em gel, em pó ou líquido. Para usar o corante em gel, aplique na pasta aos poucos e amasse bem até o produto ser incorporado e chegar à cor desejada. O pó precisa ser diluído em álcool de cereais ou outra bebida alcoólica branca e aplicar na massa com pincel. Algumas cores existem apenas na versão em pó. Já o tingimento com cortante líquido deve ser feito com aparelho chamado aerógrafo.

2) Colando desenhos no bolo

A decoração artística com pasta americana deve ser feita sobre um bolo coberto com o mesmo produto. É preciso utilizar CMC, uma espécie de cola comestível diluída em água – pouca, de preferência morna para não empelotar – e que deve ser aplicada em pequenas quantidades com pincel. Existem massas específicas para fazer flores, caso prefira.

Bolo pasta americana - 2 - missy paper pinterest

3) Temas da vez

Imitações de tecidos com pasta americana, como renda, estão cada vez mais em alta. Laços grandes também são bastante desejados. Os corantes metálicos são outra tendência que saltam aos olhos dos festeiros. O efeito ouro é um luxo só! Já os bolos cenográficos são um convite à imaginação. É criar um verdadeiro universo em forma de doce, uma diversão para quem vê.

4) Cuidado com remendos

Um bolo mal feito não se transforma com pasta americana. Se você tentar decorar o quitute com uma massa cheia de defeitos, vai realçar ainda mais as falhas. Por isso, corte bem o bolo, recheie e se certifique que ele esteja bem nivelado. Antes de usar a pasta, cubra-o com uma fina camada ganache ou glacê real. Se você for decorar bolos pequenos, faça alguns testes antes para manusear a pasta, já que um bolo menor gera mais pregas na lateral.

Bolo pasta americana - 3 - pinterest

Veja também se a pasta está lisinha antes de aplicar. Use um alisador próprio para retirar as imperfeições, pois no bolo isso será muito mais difícil. Uma pedra de mármore ou um plástico grosso são ideais para abrir a massa. Use amido para polvilhar levemente a bancada e cuidado para a pasta não grudar enquanto está sendo aberta.

5) Fuja da umidade

Pasta americana e umidade são inimigas mortais, portanto, muito cuidado na sua conservação. A massa dura, em média, 15 dias, e deve ser conservada em sacos plásticos ou potes bem vedados longe de lâmpadas fortes ou do sol. Se for guardada aberta, a pasta endurecerá e ficará ressecada, não servindo mais. O problema de colocar a pasta na geladeira é justamente a hora de tirá-la, pois ela começa a sua e perde sua consistência. Há quem recomende colocar o bolo coberto em uma caixa fechada, com o termostato na maior temperatura possível para diminuir o suor quando ele voltar para a temperatura ambiente. A finalização da decoração só deve ser feita quando o bolo estiver degelado e seco.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Comments (0)

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *