HomeEstilos de Decoração

Três dicas para fazer decoração árabe

Três dicas para fazer decoração árabe
Like Tweet Pin it Share Share Email

O estilo é inconfundível: a decoração árabe é envolvente, misteriosa, exótica, quente e elegante, tudo ao mesmo tempo. A riqueza dessa cultura está presente nos mínimos detalhes dos ambientes e quem investe no estilo se transporta para o universo oriental cheio de bem-estar. Se você é fã desse design e quer transformar o ambiente para mil e uma noites de luxo, confira as dicas que separamos:

Entregue-se às cores

O mix de cores na decoração árabe é marcante. Laranja, vermelho, azul turquesa, verde, dourado, preto, amarelo, rosa, violeta… Tudo é muito rico e vibrante! Os contrastes são o carro-chefe do estilo, mas se você tem dúvidas de como escolher tons harmônicos, lance mão de uma roda de cores.

O círculo cromático é composto pelas cores primárias, secundárias e terciárias. Quando você estiver em dúvida sobre a combinação dos tons, use o disco para ver como ela se harmoniza. Veja como funciona:

– Policromia: é o uso de muitas cores que formam um todo agradável;

– Monocromia: uso de uma única cor, que pode estar em diferentes tons mais claros ou escuros;

– Análogas: quando são reunidas quatro cores sequenciais do círculo;

– Complementares: combina cores opostas na roda de cores;

– Harmonia de 60°: cada fatia do disco tem 30°. Escolhe-se uma cor, pula três na roda e escolhe a próxima;

– Harmonia de 90°: forma o desenho de um quadrado no círculo. Escolha uma cor, pule as duas seguintes e escolha a próxima até fechar o quadrado;

– Harmonia de 120°: aqui é formado um hexágono com as cores escolhidas. Usa-se uma cor do disco, pula a seguinte e pega a próxima até fechar o desenho.

Porém, se você quer testar aos poucos para se acostumar, crie uma base neutra com branco, bege, cinza e invista nos detalhes para colorir o espaço. Carregue nas tintas em cortinas, estofados, tapetes e vasos e você terá uma atmosfera incrível já.

Luxo nos materiais

Elegância é sobrenome no estilo árabe. Muitos revestimentos realçam essa característica, desde o piso aos estofados. Cerâmicas e azulejos são marcantes, criando composições geométricas complexas e bonitas. Há várias formas de utilizar os mosaicos: no piso, parede inteira, meia parede, fazendo uma faixa contornando portas e janelas, em degraus, etc. Combinadas com madeira e ferro, também muito comuns nesse estilo, dão um efeito único.

Decoração árabe - figura 1 - Pinterest

Tecidos e tapeçaria também contribuem (e muito!) para a atmosfera oriental. Muitos pufes e almofadas no chão, revestidos com tecidos sedosos, brilhantes, muitos bordados, estampas geométricas e coloridas, compõem o ambiente. Os tapetes seguem a mesma linha, de estampa excêntrica, uma verdadeira explosão de cores e formas. Se você não for fã desse mix, use uma peça lisa, mas invista na textura que deve ser a mais confortável, pois muitas conversas rolarão ali no chão, provavelmente. Nas cortinas, escolha tecidos fluidos como linho, voal, algodão. Para completar, quando recolher as cortinas, use um amarrador com tassel na ponta.

Invista na iluminação

Outra característica forte do estilo é a iluminação. Se em qualquer decoração ela é responsável por transformar o ambiente, na árabe não poderia ser diferente.

Lamparinas no tom de bronze ou de ferro forjado são muito utilizadas, principalmente no chão e em móveis mais baixos. Faça uma mistura com exemplares de diversas alturas para utilizar com velas de espessuras variadas. Há modelos também para serem usadas como luminárias de teto. Em lojas de varejo de decoração, é possível encontrar pequenas luminárias de correntes, para velas pequenas. Caso não encontre em materiais como ferro e alumínio, inspire-se na geometria dos desenhos para procurar em outro estilo.

Esse efeito de iluminação também pode ser obtido com outros objetos. Copos bem trabalhados, com cores fortes, no estilo bico de jaca, por exemplo, ficam lindos com pequenas velas dentro.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Comments (0)

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *