HomeGeral

Poliéster: Quais as características? Como usar na decoração?

Poliéster: Quais as características? Como usar na decoração?
Like Tweet Pin it Share Share Email

Se você tem o hábito de consultar a etiqueta das roupas e produtos que você compra, com certeza já deve ter se deparado com o poliéster por ali. Isso porque ele é um dos tecidos mais populares na fabricação não apenas de roupas, mas também de outros objetos de tecido, como cortinas, roupas de cama, almofadas, dentre outros. Se você tem curiosidade sobre as características deste tecido e onde usá-lo na decoração a sua casa, continue lendo esse artigo e saiba mais!

O que é o poliéster?

O poliéster é um tipo de tecido feito a partir de fibras sintéticas. Fazendo um comparativo com o algodão, por exemplo, que é feito a partir de fibras naturais, no caso da planta do algodão, é preciso ficar claro que o poliéster é feito a partir de um fio plástico, feito a partir de petróleo. Esta é a principal característica deste tecido e é o que determina seus outros aspectos.

Características

A principal característica do tecido poliéster é o fato de que ele retém muito calor, o que para quem mora em um país quente como o Brasil pode ser uma grande desvantagem caso você opte por comprar roupas feitas deste tecido. Porém, se o seu objetivo for realmente reter calor, essa pode ser uma boa opção para colocar por baixo de um casaco, por exemplo.

Também é importante falar que a durabilidade do poliéster não é muito prolongada, e é um daqueles tecidos que ficam com “bolinhas” com muita facilidade. Outra característica é o fato que ele retém muito suor e com isso pode acabar causando mau cheiro no tecido.

Porém, o poliéster possui também algumas vantagens que podem ser interessantes para você! A primeira delas é o fato de que é um tecido que amassa muito menos, o que é ideal se você não tem muita paciência de passar roupas ou até mesmo é uma pessoa que viaja muito e por isso precisa de roupas que não necessitam de passagem. Além disso, ele geralmente é um material mais barato.

poliéster na decoração

Poliéster na decoração

Por se tratar de um tecido financeiramente em conta, ele é muito usado em objetos de decoração e principalmente em almofadas e roupas de cama. E isso é uma questão que você deve observar na hora de fazer suas compras de lençóis, fronhas, etc.

Isso porque se o tecido tiver poliéster em excesso pode acabar esquentando muito e sendo um tanto quanto desconfortável. Além disso, o toque do poliéster costuma ser um pouco mais incômodo que o algodão. Por isso o ideal é investir em roupas de cama que sejam de algodão.

Quanto a outros objetos de decoração, como cortinas, não faz tanta diferença, já que não é uma peça que está em contato com o corpo.

Para descobrir a composição da peça basta você consultar a etiqueta. Lá estará descrito qual é o tecido, qual a porcentagem de cada tecido a peça possui e também a forma correta de lavar. No caso de compras pela internet, a nossa dica é que você busque o máximo de informações possíveis sobre o material antes de realizar a sua compra e pondere quais são as suas vantagens, desvantagens e como você irá usá-la.

 

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Comments (0)

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *