HomeGeral

Porcelanato Líquido: Saiba tudo sobre e veja também como fazer!

Porcelanato Líquido: Saiba tudo sobre e veja também como fazer!
Like Tweet Pin it Share Share Email

O porcelanato líquido é um nome dado ao tipo de revestimento feito em pisos, que possui um efeito uniforme e brilhante e que tem se difundindo por sua beleza e versatilidade. Além disso, ele se caracteriza por não necessitar de rejuntes ou emendas na hora da aplicação.

O que é o porcelanato líquido?

Apesar do nome, esse tipo de revestimento não é feito em porcelanato, mas com uma resina, geralmente epóxi ou poliuretano, aplicada ao piso de maneira uniforme, sem a necessidade das famosas placas de piso ou rejuntes de argamassa.

Por essas características, os pisos de porcelanato líquido também podem ser chamados de piso monolítico, por sua uniformidade, ou autonivelante, por se ajustar e nivelar rapidamente a superfície onde é aplicada.

piso em porcelanato liquido em 3d com areia e conchas

piso em porcelanato liquido em tons de cinza aplicado com movimentos circulares

Revestimento com epóxi

Com um efeito extremamente brilhante, esse é o tipo de aplicação mais comuns nas casas e apartamentos, devido à praticidade que esse proporciona tanto na hora de sua aplicação, quanto para sua manutenção.

O epóxi possui uma variedade de cores, estampas, acabamentos e composições e é uma boa opção para quem deseja inovar no design da casa.

A característica principal desse tipo de resina é a de se auto nivelar à superfície utilizada no momento em que é espalhada, podendo ser aplicado em cerâmicas e pedras.  

piso em porcelanato branco

piso com porcelanato cinza claro

Revestimento com poliuretano

Esse tipo de cobertura em resina não possui a característica de auto nivelação, por isso, é necessário que o piso suporte seja nivelado antes que o revestimento seja aplicado.

O porcelanato líquido de poliuretano não é muito versátil, podendo ser encontrando apenas nas cores bege, branca e cinza e sendo mais indicado para corredores ou varandas, pois trata-se de uma resina mais resistente do que o epóxi e outros tipos de acabamento.  

piso em porcelanato liquido em tons de cinza aplicado com movimentos circulares

piso em porcelanato laranja

Porcelanato líquido 3D 

Se a ideia é aproveitar a versatilidade desse tipo de acabamento, uma boa opção é apostar no tipo de revestimento tridimensional. Já que a resina transparente permite que estampas e texturas sejam percebidas com mais facilidade.

O porcelanato líquido em 3D só pode ser aplicado com o uso da resina em epóxi, que dá ao revestimento maior visibilidade e um efeito mais bonito e brilhante.

As opções são múltiplas e o processo não tão complicado: para isso, basta imprimir a estampa desejada em alta resolução e aplicar a resina por cima da superfície. Muitas pessoas gostam de utilizar desenhos que dão a impressão de profundidade ou movimento.

Outra opção interessante para o porcelanato líquido 3D é apostar na aplicação de elementos físicos como tampas de garrafa, anéis, pedras, areia ou coisas do tipo. Esse tipo de revestimento pode ser o grande diferencial de uma decoração marcante.

piso em porcelanato 3d com imagem de uma cascata

Piso em porcelanato 3d com imagem de bambus e flores

piso em porcelanato 3d com imagem de água cristalina e pedras

Como aplicar esse revestimento?

A aplicação desse acabamento não é tão complicada como parece. Embora seja indicado ser feita por profissionais especializados, é normal que pessoas comuns tentem aplicá-las sozinhas.

Na aplicação do porcelanato líquido autonivelante, geralmente, são utilizados três tipos de produto: a resina em epóxi, um liquido endurecedor e um produto para potencializar o efeito de auto nivelamento do piso.

Todos os elementos são jogados no chão e espalhados com um rodo e devem ser aplicados um de cada vez, sempre se respeitando as indicações do rótulo do produto. Geralmente, o processo dura três dias, ou seja, um dia para cada aplicação.

Na aplicação do revestimento em poliuretano, devido à sua consistência, o produto é aplicado com um rolo similar ao utilizado em pinturas, sendo necessário que a superfície suporte seja nivelada antes do processo.

Qual é o preço para esse tipo de serviço?

Por ter se popularizado e ganhado uma variedade de acabamentos, o preço para esse tipo de revestimento vem diminuindo. Mas, mesmo assim, o porcelanato líquido não é tão barato assim.

É preciso ter em mente que será necessário o gasto com o produto e pagamento do profissional. Geralmente, a resina é vendida a litro, custando em torno de 50 a R$80. Já o preço da aplicação depende da pessoa que irá aplicá-la, que geralmente cobra entre 120 a R$200, por metro quadrado.

No entanto, os acabamentos em 3D costumam custar duas vezes mais, tanto para compra do material, quanto para o custo da mão de obra, pois se trata de um processo mais complexo.

Porcelanato líquido na parede

O revestimento de porcelanato liquido em paredes é diferente e mais complicado em relação ao que é feito nos pisos. Por ser uma superfície vertical, é necessário que seja utilizado uma resina pastosa ou um compressor para aplicação. Por isso, para que seja feito, é necessário que o profissional tenha completo domínio sobre a melhor forma de se aplicar nesse tipo de superfície.

porcelanato líquido 3d na parede com imagem de árvores e cachoeira

porcelanato liquido 3d na parede com imagem de uma cascata

Quer mudar seu piso? Veja também: Piso flutuante e Como limpar porcelanato.

Gostou das nossas dicas sobre o porcelanato líquido? Deixe seu comentário!

Comments (0)

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *