HomeJardim

Como fazer um jardim vertical

Como fazer um jardim vertical
Like Tweet Pin it Share Share Email

Por muito tempo quem mora em apartamento teve, simplesmente, que abrir mão da possibilidade de ter um jardim ou uma horta. A explicação? Falta de espaço. E esse é um argumento plausível, mas que vem sendo cada vez mais rechaçado pela possibilidade de instalar dentro de casa o jardim vertical, uma espécie de natureza suspensa dentro de casa.

Ele tem sido bem pedido em projetos arquitetônicos e de decoração, tanto por sua beleza quanto por sua praticidade. É uma opção ao acabamento de ambientes, principalmente de varandas, e ajuda a purificar o ar tantas vezes comprometido das grandes cidades. Além disso, é fácil de ser feito: qualquer pessoa com os materiais corretos, carinho e paciência podem fazer seu jardim vertical.

Como fazer o seu jardim vertical?

Para fazer o seu próprio modelo de jardim vertical, use treliças, que são aquelas estruturas feitas de tiras de madeiras ou bambus; as treliças vão sustentar as plantas do jardim vertical. Com alicate para arames você pode unir diversas treliças e deixar seu jardim ainda maior. Use peças boas de sustentação se quiser colocar vasos ou molduras para plantas, utilizando painéis nessas treliças.

Depois de ter tudo montadinho é preciso escolher as plantas que vão ser colocadas no jardim vertical. Algumas pessoas querem fazer uma horta, mas aí é preciso saber quais tipos de hortaliças sobrevivem à suspensão do jardim, sem muita terra. Se você quiser flores ou plantas, a dica é deixar o jardim vertical suspenso o suficiente para que a planta escolhida não precise se arrastar no chão. Isso pode gerar bagunça no jardim, na casa e prejudicar o crescimento de outras espécies de plantas e flores que você quiser colocar lá.

Para onde é indicado?

O jardim vertical é perfeito para espaços abertos ou com muita ventilação, mas lembre-se que o quarto é um local proibido para esse tipo de decoração. Plantas não são indicadas para quartos por causa da troca de oxigênio e gás carbônico que ocorre à noite – hora em que elas fazem grande parte do trabalho e nós estamos dormindo.

Quem tem apartamento com varanda gosta muito de instalar o jardim vertical nessa parte; já quem tem casa com quintal ou terraço pode pensar em novas possibilidades de ter o tão sonhado jardim particular como item de decoração. Não escolha plantas de cheiro muito forte, mas aposte naquelas que podem dar um perfume especial e natural aos cômodos. E comece, a partir daí, a desenvolver melhor seus dotes de jardinagem.

Quem sabe você não se descobre um ótimo jardineiro?

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Comments (0)

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *