HomeJardim

Horta em casa: Aprenda tudo para cultivar alimentos saudáveis em casa!

Horta em casa: Aprenda tudo para cultivar alimentos saudáveis em casa!
Like Tweet Pin it Share Share Email

Apesar da praticidade oferecida nos sacolões e supermercados, – onde podemos comprar qualquer coisa que gostaríamos de consumir, muitas vezes já pronta – nem sempre é possível comprar alimentos, como verduras e legumes, exatamente da maneira que queremos ingerir. Um dos principais problemas em se consumir produtos industrializados ou que passaram por algum processo de transformação é que, muitas vezes, esses alimentos passam por alguma modificação em sua fórmula, o que acaba mudando seus sabores ou inibindo suas propriedades nutritivas.  Os agrotóxicos utilizados em verduras, frutas e legumes são um exemplo disso e, por isso, muitas pessoas optam por cultivar uma própria horta em casa.

Como iniciar o cultivo de uma horta em casa?

Para quem deseja iniciar o cultivo de uma horta do zero, o primeiro passo é reservar um espaço exclusivo para o cuidado com as plantas. Essa local deve ser arejado e receber, em algum momento do dia, luz solar. Afinal, ela é essencial para um crescimento mais saudável da maioria das plantas.

Depois do local escolhido, é preciso escolher o solo para plantio, que pode variar conforme o tipo de vegetal escolhido para cultivo, mas, no geral é importante que seja um solo fértil, rico em nutrientes e que seja capaz de receber a irrigação diária. 

Depois que o solo já estiver no local escolhido para o cultivo da horta, é necessário prepara-lo para o plantio: um bom adubo e água são essenciais. Aproveite para deixar sempre por perto esses dois itens, pois eles serão constantemente necessários no processo de cultivo de uma horta. Outras ferramentas como pás, afofador de terra, enxadas, dentre outras, também são bem-vindas para se ter por perto.

Solo preparado e ferramentas em mãos, hora de pôr a mão na massa! Basta escolher as espécies desejadas e iniciar o processo de plantio. Cada uma delas possui uma forma ideal para cultivo, então a grande dica é olhar as instruções de plantio no rótulo, caso a semente ou muda seja comprada, ou pedir instruções caso a planta venha de alguma doação de uma pessoa próxima.

cultivando horta em casa

Quais plantas colocar?

Isso vai depender das suas necessidades. Existem dezenas de opções de opções de frutas, verduras e hortaliças que podem ser cultivadas na horta e o ideal é que se escolha plantas que realmente serão consumidas e que consigam crescer com as condições do ambiente em que elas estão.

Hortaliças como couve, alface e cheiro verde (como cebolinha, salsinha, manjericão, dentre outros), possuem um crescimento similar e geralmente necessitam do mesmo tipo de cuidado. Por isso, vale a pena aproveitar o espaço para cultivar essas espécies juntas.

Frutas e legumes, por sua vez, já são mais complicadas de cultivar, pois nem sempre utilizam o mesmo solo e adubo que as verduras. Por essa razão, sempre verifique quais os cuidados especiais essas precisam ter para um crescimento saudável.

exemplo de horta em casa

exemplo de horta em casa

Como cuidar de um horta em casa?

Depois de plantados na horta, é necessário que as verduras, legumes ou frutas continuem recebendo os devidos cuidados. Embora cada espécie deva receber um tipo de cuidado especial, existem alguns cuidados gerais que devem ser observados.

Sempre adube

As plantas são seres vivos e, ao contrário de que muita gente pensa, elas também precisam de nutrientes para sobreviver. A adubagem é um processo essencial para fornecer essas substâncias para as plantas. E nem sempre é necessário comprar adubos prontos, pois cascas de frutas e legumes, folhas e esterco podem ser fontes naturais de nutrientes.

Sempre molhe  

A reposição da água também é um passo importante no cuidado com as plantas da horta. Principalmente, no solo, que é o lugar onde, geralmente, as hortaliças retiram a água necessária. Porém, é sempre bom se atentar à periodicidade de irrigação dessas plantas, uma vez nem todas elas podem ser molhadas todos os dias.

Sempre verifique a existência de pragas  

Insetos ainda são uma verdadeira ameaça para plantações. Por isso, é sempre válido verificar se existe alguma hortaliça ameaçada por esses seres e, assim, combate-los. Vale lembrar que existem alguns inseticidas naturais para esse caso, como os feitos de alho e coentro.  

Horta em casa para espaços pequenos

Engana-se quem acredita que as hortas só podem ser cultivadas em espaços grandes. Existem alternativas muito criativas e funcionais para quem vive em espaço pequenos, como plantar em hortas verticais, pequenos vasos, caixas pequenas ou, até mesmo, em latas e vasilhas velhas. Veja algumas ideias inspiradoras!

horta em casa para espaços pequenos

horta em casa para espaços pequenos

horta em casa para espaços pequenos

horta em casa para espaços pequenos

Veja também nossas dicas sobre Jardim Suspenso!

Comments (0)

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *