HomeJardim

Pergolado: O que é? Como escolher?

Pergolado: O que é? Como escolher?
Like Tweet Pin it Share Share Email

Ter um lindo ambiente externo em casa com jardim e área de descanso é o sonho de muitos proprietários e investir em um espaço protegido do sol é essencial principalmente para o verão. O pergolado pode ser a solução perfeita para ser colocado no jardim, no espaço da garagem ou em espaços abertos de ligação da casa, mas para que o resultado agrade é importante saber escolher. Saiba como escolher o pergolado ideal para sua casa.

Uso do pergolado

Para escolher o pergolado ideal para seu espaço externo você deve analisar para que irá usá-lo. O pergolado pode ser utilizado na entrada da garagem, na área da churrasqueira, no deck da piscina ou onde mais você desejar. Sabendo para que você pretende usá-lo, ficará mais fácil escolher seu tamanho.

Tamanho do pergolado

O pergolado é uma estrutura retangular e você deve escolher sua largura e comprimento tendo em mente o local onde ele será instalado. Também é importante levar em consideração o espaço onde serão colocados os suportes para a estrutura, observando se o terreno é nivelado.

Modelo do pergolado

Após pensar no tamanho, você deve escolher como o pergolado será visualmente. O pergolado normalmente possui sua cobertura em estrutura reta, mas se você deseja um efeito diferente, pode escolher os modelos arqueados, tanto para cima quando para baixo.

Outro detalhe que fica à sua escolha é a quantidade de vigas que farão parte da cobertura. Se você deseja um ambiente com bastante iluminação natural, o ideal é escolher poucas vigas, já se você deseja mais sombra, pode optar por um número maior de vigas.

Material do pergolado

Parte importante do projeto do seu pergolado é o material que será utilizado na construção da estrutura. O pergolado pode ser feito de madeira, ferro ou concreto, tendo uma grande variação dentro de cada categoria. Para escolher o melhor material para o seu projeto é importante observar se ele irá criar uma harmonia com o restante do ambiente.

Outro ponto que deve pesar na escolha é a vida útil do material. Os pergolados de madeira tendem a ter boa duração, mas se o material não for escolhido de maneira correta poderá até ceder. Já o ferro pode oxidar e por isso também é importante observar o tipo escolhido.

Cobertura do pergolado

Além da estrutura responsável por cobrir o pergolado em si, você pode optar por acrescentar ao seu projeto uma cobertura que proteja o ambiente da chuva, já que o modelo tradicional tem vãos. Ao desejar uma cobertura, saiba que isso irá pesar no orçamento. A maioria dos usuários prefere recobrir o pergolado com trepadeiras, criando um jardim suspenso.

Espaço para fiação

Caso você deseje ter pontos de iluminação no seu pergolado ou até mesmo a instalação de um ventilador para os dias mais quentes é importante que seja reservado um espaço na estrutura para a fiação.

Além disso, é importante tomar cuidado com materiais como o plástico, que ao entrar em contato com o fio pode causar um acidente. Se o pergolado precisar de fiação, um material para fazer a cobertura é essencial.

O pergolado pode trazer muito valor para o ambiente externo da sua casa e criar um cantinho super aconchegante. Sabendo como escolher o pergolado ideal você poderá investir no projeto e ter um resultado que lhe agrade.

 

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Comments (1)

  • Boa tarde estou pensando em colocar um pergolado em minha casa. A princípio pensei em colocar policarbonato, mas minha dúvida em colocar policarbonato é q moro em Brasília. E não seu se o mesmo vai reter muito calor.
    Com a experiência que vocês trem, será q o ambiente ficar como uma estufa?

    Reply

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *