HomeMóveis

Cama casinha: O que é? Como escolher? Tire aqui toda as suas dúvidas!

Cama casinha: O que é? Como escolher? Tire aqui toda as suas dúvidas!
Like Tweet Pin it Share Share Email

Depois que os filhos crescem e já não usam mais berços, montar o quarto das crianças é uma das missões preferidas dos papais e mamães, afinal, é nele que esses pequenos passarão muito tempo brincando e se desenvolvendo. Nesse momento, os pais podem encontrar um monte de alternativas para montar o quartinho das crianças, que combinam beleza e recreação. Uma dessas opções é a cama casinha, opção de cama customizada, que, além do conforto, oferece aos pequenos um espaço para brincar, ler e se divertir.

Modelos de cama casinha

Com variadas temáticas, cores e diversos tipos de acabamento, as opções para esse tipo de móvel são inúmeras, mas existem dois grandes tipos de camas casinhas: as abertas (ou vazadas) e as fechadas.

A cama casinha aberta geralmente só imita a estrutura de uma de casa em alguns detalhes, mas não apresenta “paredes” ou portas que fecham totalmente o espaço. Apesar de não possuírem espaço para grande customização, é possível aplicar detalhes na armação da cama.

Já a cama casinha fechada se assemelha mais como uma casa de verdade, possuindo paredes e, muitas vezes, portas e janelas. Por isso, esses móveis são mais fáceis de customizados com estampas e pinturas coloridas.

modelo de cama casinha

modelo de cama casinha

modelo de cama casinha

modelo de cama casinha

Como escolher o modelo ideal?

Na hora de escolher a cama casinha perfeita para a criança, o ideal é que se levado o com consideração a idade e tamanho da criança, o tamanho do quarto e o tipo de recreação desejada para a criança nesse espaço.

Se a criança for muito pequena, os modelos totalmente fechados podem causar algum tipo de medo, por isso o ideal é se optar pelos modelos vazados. Vale lembrar que é ideal que os modelos abertos possuam algum cercado de proteção, para a criança não cair.

Se o quarto for pequeno, as camas aberturas ajudam a dar impressão de amplitude e podem ser uma boa saída para quem deseja dar a impressão de um espaço maior.

O tamanho da cama casinha também influencia na escolha. Se o objetivo é transformar o móvel em um centro de recreação, o ideal é que se opte por espaços maiores e as opções no mercado são inúmeras. Atualmente existem camas casinha em formatos de castelos, carros, carruagens, casas da árvore, ocas, tendas e os mais variados tipos, todos eles com espaço para minibiblioteca, desenhos e outros tipos de recreação.

Como combinar o quarto com a cama casinha?

Por fazer parte da decoração e por se tratar, muitas vezes, de um móvel colorido e que chama bastante atenção, é preciso ter bastante cuidado na hora de instalar uma cama casinha no quarto das crianças.

Móveis

Para combinar esse tipo de cama com os demais móveis, uma boa dica é prestar atenção nas cores. Se a cama for muito colorida, os demais itens podem ser de cores mais neutras, como branco e gelo. Mas se a cama for mais simples, fica muito legal estender os detalhes da decoração para os outros móveis do quarto. 

Se o quarto for pequeno, é possível encontrar no mercado ou até mesmo planejar uma cama casinha embutida em outros móveis. Isso ajudará a economizar o espaço e permitirá que todos os móveis do quarto sejam da mesma cor – uma opção para quem deseja uma decoração mais harmônica.

Pintura

Existem algumas dicas para quem deseja combinar a cama casinha com a pintura da casa. A primeira delas é se atentar ao efeito final desejado para a decoração do quartinho da criança. Se a intenção é destacar a cama, aplicar um fundo da parede com uma cor mais neutra é uma ótima opção.

Também é possível utilizar o fundo da parede como uma extensão da decoração. Por exemplo, pintar um céu com estrelas e deixar a cama casinha em forma de foguete compor um cenário criativo e agradável.

Veja também dicas sobre Cortina para o Quarto do Bebê!

modelo de cama casinha

modelo de cama casinha

modelo de cama casinha

modelo de cama casinha

modelo de cama casinha

A cama casinha segue o método montessoriano?

Existem alguns modelos de cama casinhas que se enquadram no modelo Montessoriano e permitem que as crianças possam utilizá-las para desenvolver suas habilidades motoras. Muitas delas permitem que os pequenos subam e desçam por ela, sem problemas.

É possível fazer uma casinha manualmente?

Sim, existem alguns tutoriais que ensinam a criar uma cama casinha do zero. Porém, o recomendado é que o projeto seja pensado por um especialista, que saiba todos os passos de segurança. Além disso, as camas compradas em lojas permitem que a escolha dos móveis que possuem selo Inmetro, o que garante que as camas passaram por testes severos de segurança.             

Gostou das nossas dicas e informações? Deixe seu comentário e compartilhe sua opinião com a gente!          

Comments (0)

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *