HomeMóveis

Mesa de jantar: como escolher?

Mesa de jantar: como escolher?
Like Tweet Pin it Share Share Email

A mesa de jantar é o centro das atenções desse ambiente na hora das refeições, sendo assim, o estilo da mesa e a forma dela, dizem muito sobre a decoração de uma casa.

A dificuldade de escolher uma mesa de jantar que ao mesmo tempo combine e se destaque dentro de um ambiente, vem do fato de que elas podem ser encontradas em tantos materiais e formas diferentes que é bem comum se sentir em dúvida sobre por qual delas optar.

Mas qualquer que seja o seu gosto e estilo, existem algumas regras que devem ser levadas em consideração e que ajudarão bastante a eliminar as suas principais dúvidas.

Vamos a elas:

Altura

Verifique a altura da mesa em questão. Ela precisa estar entre 70 e 75 centímetros do chão e sendo assim questione essas medidas ao vendedor ou tente adaptar a mesa que você vai escolher.

Espaço individual

Verifique se há no mínimo  60 centímetros de espaço individual, que é o espaço que cada pessoa ocupará em uma refeição confortável.

Materiais

Apesar do fator conforto ser a maior prioridade nesse caso, não dá pra dispensar a modernidade e a beleza, que afinal contam e muito para garantir uma refeição agradável e alegre para as pessoas  convidadas e também familiares.

Sendo assim avalie os materiais que mais agradam ao toque como as mesas de madeira maciça que são lindas e nunca saem de moda, e também as de vidro colorido, que podem ser fáceis de limpar e também são bastante resistentes. Embora há quem diga que mesas de mármore e pedra são muito frias e que podem causar desconforto, não dá para ignorar que elas são lindas e imponentes e que no fim das contas é o seu gosto que conta mais.

Cadeiras

Pense nas cadeiras como uma base de conforto e beleza que pode ser escolhida livremente conforme o seu gosto. Sendo assim pode-se optar também por poltronas individuais ou mesmo sofás leves que  possam ser arrastados.

As cadeiras sem braço são melhores para lugares onde haja pouco espaço individual. E a medida necessária da mesa para a parede de fundo é de aproximadamente 90 cm, para que se possa puxar a cadeira e se sentar com conforto.

O formato

Saiba que mesas ovais ou circulares inspiram conversas mais descontraídas e informais enquanto que as retangulares dão sensação exatamente oposta, de sobriedade e imponência. Mas não se prenda a isso já que o material e a cor podem ter muito a acrescentar no ambiente ao redor. Perceba que em caso de ter um ambiente alegre e com cores leves, uma mesa retangular e de tons graves pode ficar estranhamente deslocada e o mesmo acontece em ambiente sóbrio e cores profundas onde se coloque uma mesa de jantar leve e circular.  Se puder fotografe o seu ambiente e leve-o a um designer para receber as melhores sugestões.

Você também pode fazer o inverso, e simular o enquadramento da mesa no seu ambiente, através de montagens virtuais.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Comments (0)

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *