HomeMóveis

Entenda como o excesso de sol pode estragar os seus móveis e as soluções!

Entenda como o excesso de sol pode estragar os seus móveis e as soluções!
Like Tweet Pin it Share Share Email

Todo cuidado é necessário para ter móveis mais duráveis e além disso, que possam ser bem cuidados e conservados ao longo dos anos para realmente valer a pena o investimento realizado. Para isso, você vai entender como o excesso de sol pode estragar os seus móveis.

Um ambiente que possui bastante incidência solar é ótimo, pois além de deixar o espaço quentinho e mais aconchegante, também ajuda a deixar o cômodo mais claro, o que proporciona um ótimo local para plantas e animais de estimação.

No entanto, é preciso ter bastante cuidado com os móveis, especialmente aqueles que ficam próximo à janela, pois com a alta incidência de sol, é possível que isso danifique os móveis.

Como o sol é capaz de danificar os móveis

É muito comum que as pessoas tenham essa dúvida e ainda, o desejo de entender como o sol pode estragar um móvel.

Saiba que isso não acontece em um curto período de tempo. Na maior parte dos casos, acontece com os móveis que ficam sempre no mesmo local, recebendo diariamente altas doses de incidência solar.

Pode ser por ficar próximo de janelas e portas onde o sol bate com mais frequência ou mesmo, nos ambientes em que existem tetos transparentes.

O calor e principalmente a umidade, são os principais vilões para os móveis e também, para a decoração, pois muitas vezes não possuem resistência o suficiente para driblar esses fatores, o que pode causar o ressecamento do móvel ou ainda, retirar o brilho da peça, deixando um aspecto opaco.

Além disso, pode danificar especialmente o visual, pois dependendo da área em que o móvel recebeu sol por muito tempo, pode ficar manchado em apenas uma parte, deixando o sofá ou outro móvel danificado de forma aparente. Em móveis de madeira, é possível até ocorrer rachaduras devido ao calor e ressecamento da peça.

Isso se deve especialmente ao fato de que os raios ultravioletas ocasionam muitos danos a um ambiente, o que prejudica tanto a sua decoração, como a qualidade dos móveis.

Os principais materiais que recebem mais raios ultravioletas e que podem apresentar danos maiores são os móveis de madeira, que podem acabar empenando, rachando ou mesmo desbotando devido à essa exposição em excesso.

móveis com luz solar

Confira como evitar danos causados pela exposição ao sol

Para aqueles que já possuem móveis danificados ou ainda, aqueles que não desejam que uma situação como essa aconteça, vamos dar algumas dicas que poderão fazer a diferença a longo prazo para a sua casa.

Vamos falar primeiro sobre como evitar que isso aconteça. Veja abaixo:

O primeiro ponto é sempre verificar o ambiente e buscar deixar os móveis um pouco mais afastado dos principais pontos de claridade, para que recebam uma quantidade menor dos raios ultravioletas, quando for possível.

Além disso, outra atividade é realizar a mudança do local de forma periódica. Trocar a disposição dos móveis ajuda a evitar que ele fique sempre na mesma posição e acabe sendo danificado, isso serve especialmente para os móveis seminovos.

Deixar as cortinas fechadas não apenas quando não estiver em casa, mas também, nos momentos de sol mais forte ajuda a diminuir a incidência do sol sobre os móveis e assim, manter a sua integridade por um tempo maior.

Falando agora sobre os móveis que já foram danificados devido ao sol, existem diferentes formas de conseguir reparar esse estrago e uma delas é realizar a reforma do móvel através da restauração.

Principalmente se o móvel que você possui for de madeira, é possível realizar a reforma desse móvel através de profissionais especializados que conseguem lixar e pintar a peça da maneira correta, retirando possíveis danos que deformam a beleza do móvel.

Os cuidados que você conferiu aqui servem não apenas para aqueles que desejam comprar móveis online, mas também, para quem gosta de cuidar do seu ambiente residencial ou mesmo corporativo, além da decoração do mesmo, assim como outras peças que também podem ser danificadas pela grande exposição solar.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Comments (0)

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *