HomeOrganização e limpeza

Aspirador de pó central: Tudo o que você precisa saber sobre o sistema!

Aspirador de pó central: Tudo o que você precisa saber sobre o sistema!
Like Tweet Pin it Share Share Email

Os aspiradores de pó portáteis ainda são bastante utilizados em casas e apartamentos para uma limpeza mais rápida e eficiente. Diferentemente das vassouras, esse objeto consegue, com a força de sucção do ar, retirar as partículas de sujeiras dos lugares mais difíceis. Porém, esse tipo de eletro portátil nem sempre é tão leve e exige um pouco mais de esforço para carregá-lo. Além disso, seu sistema de funcionamento e limpeza, quase sempre, devolve parte da sujeira ao ar limpo, o que pode causar alergias e danos ao ambiente. Para solucionar esses e outros problemas, o aspirador de pó central pode ser uma boa escolha e tem se tornado popular como um sistema mais elaborado e eficiente de limpeza.

O que é e como funciona o aspirador de pó central?

Ao contrário dos aparelhos portáteis, o sistema de aspiração de pó central possui uma caixa fixa, que recebe toda sujeira retirada na limpeza da casa. O ponto positivo é que esse compartimento é instalado em um local afastado das áreas de convívio das pessoas, como em garagens ou lajes.

Para funcionar em todo o ambiente, o aspirador de pó central é interligado com mangueiras de PVC. Elas são instaladas pela estrutura do local, onde passa toda sujeira aspirada na limpeza até chegar a caixa fixa.

Além disso, para facilitar o uso, pontos de aspiração (também conhecidas como tomadas) são espalhados pela casa. Isso permite que o sistema seja utilizado em todos os cômodos. Sendo assim, o número de tomadas depende também do número de divisões que o ambiente possui.

Mulher aspirando a casa com aspirador de pó central

 

Como é a instalação?

O melhor momento para a implementação de um aspirador de pó central é quando a casa ou apartamento está em reforma ou em construção. O principal motivo é que se trata de um processo não tão simples. Na maioria das vezes, necessita que paredes ou pisos sejam quebrados.

O primeiro passo consiste na fixação do aspirador em uma garagem, área de serviço ou depósito. Depois disso, o profissional responsável pela instalação escolhe pontos ideais para que as tomadas sejam fixada. A altura das tomadas costuma variar entre 50 a 90cm.

O terceiro passo consiste na construção de tubulações, pelas quais as partículas de sujeira serão aspiradas pelo processo de sucção do aspirador de pó central e terão saídas pelas tomadas fixadas pela casa. Esses tubos, também conhecidos como mangueiras, são maleáveis. Para que as partículas não fiquem presas nos tubos, é necessário que eles sejam compostos por materiais anti-estáticos.

Depois que o sistema de aspiração central está implementado nas paredes da casa, para utilizar o aspirador, basta retirar a mangueira de uma das tomadas e leva-la até o local em que se deseja realizar a limpeza. Geralmente, as mangueiras possuem entre 9 a 15 metros de extensão.

planta do sistema do aspirador de pó central imagem da mangueira acoplada na tomada do aspirador de pós central

Quanto custa a instalação?

O preço para a instalação de um sistema central de aspiração de pó varia conforme o profissional, local e região em que o serviço será realizado. Para uma casa com até oito cômodos, esse valor costuma variar entre R$4 e R$6 mil reais.

Mas é sempre bom lembrar que quanto mais o profissional precisar mexer na estrutura da casa, mais altos serão os gastos com mão de obra e material de construção. Por isso, para diminuir os custos, o ideal é que esse processo seja feito no momento da construção da casa ou em uma reforma geral.

Aspirador de pó central realmente vale a pena?

Os benefícios desse sistema realmente são inegáveis. Afinal, instalando o aspirador em um local centralizado e afastado, toda sujeira será concentrada em apenas um local, evitando complicações na saúde de quem poderia respirar o ar contaminado.

O fato de ficar longe do local onde a limpeza está sendo feita também ajuda a evitar os desconfortos causados pelo barulho do aparelho e pela necessidade de ter de carregá-lo por todos os cômodos da casa.

imagem do compartimento do aspirador de pó central

Outra vantagem é que por possuir tubos extensos e espalhados por pontos estratégicos do ambiente, o sistema de aspiração de pó central permite que a limpeza do local seja feita com mais agilidade, poupando tempo nas tarefas diárias.

Porém, antes de optar por um aspirador de pó central é preciso que se pondere se os principais benefícios do produto compensam o custo alto da instalação, além do custo levemente superior do consumo de energia, já que o aparelho para esse tipo de sistema necessita ser mais potente.

Gostou das nossas informações sobre aspirador de pó central? O que achou deste sistema? Deixe seu comentário!

Comments (0)

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *