HomeOrganização e limpeza

Como limpar prata: Veja essas dicas infalíveis!

Como limpar prata: Veja essas dicas infalíveis!
Like Tweet Pin it Share Share Email

Os objetos de prata sem dúvida precisam de uma atenção especial, afinal, a falta de um bom polimento e limpeza apropriada poderá inclusive ser muito prejudicial aos objetos. E para deixar tudo perfeito é necessário saber as melhores técnicas sobre como limpar prata e deixa-la ainda mais bonita. Uma dica importante é sempre dar preferência para panos e esponjas macias, pois aqueles materiais mais ásperos acabam por arranhar a superfície a ser limpa, existem vários disponíveis no mercado, como a flanela de fibra, eles substituem muito bem os tecidos de algodão, que devem ser evitados para uma limpeza mais completa. Confira mais dicas sobre como limpar prata em casa.

Produtos e dicas sobre como limpar prata sem danificar a peça

  1. Uso contínuo: Muitas pessoas acreditam que deixar essas peças guardadas e sem uso é a melhor maneira de evitar manchas e acúmulo de sujeira, esse pensamento está completamente errado, quer saber como limpar prata de maneira efetiva? Use-a sempre.
  2. Soluções caseiras: Existem vários tutoriais e dicas para fazer a sua própria mistura caseira para limpar as pratas que tem em casa, e essas soluções caseiras podem prejudicar bastante as peças, pois elas não são as ideias para fazer esse trabalho, algumas chegam inclusive a arranhar a prata, então, o melhor é ter muito cuidado com os produtos usados na hora da limpeza.
  3. Pasta de dente: Um produto barato para limpar a prataria é a pasta de dente, desde que não seja branqueadora, basta aplicar uma pequena quantidade diretamente na peça, aguardar alguns minutos e retirar com pano seco, mas atenção, o mais recomendado é usar essa solução apenas naquelas peças menos valiosas.
  4. Bicarbonato de sódio: Também está entre os produtos mais usados nos tutorias de como limpar prata, pois ele é capaz de retirar aquelas manchas mais duradouras, mas assim como a pasta de dente, o ideal é evitar a aplicação em peças que sejam muito valiosas.
  5. Joias e talheres: Essas peças possuem vários detalhes, e algumas chegam a ser bem pequenas, nesse caso, o processo de limpeza é um pouco diferente. E afinal como limpar prata em joias e talheres? A resposta é simples, é necessário usar produtos específicos mas atenção, antes de aplicar esses produtos é preciso ler com muito cuidado todas as suas especificações, para que o efeito não seja o contrário. Vale lembrar que o escurecimento dessas peças com o tempo são provocados por vários fatores, como os agentes externos presentes na atmosfera.
  6. Use luvas: Na maioria das vezes, os produtos responsáveis por fazer essa limpeza são muito abrasivos, então é muito importante proteger a pele desse problema.

Cuidados ao fazer a limpeza de objetos de prata

Além de saber quais produtos usar, também é fundamental conhecer alguns cuidados básicos sobre como limpar prata, por exemplo:

  • Evite deixá-las guardadas por muito tempo, isso só piora o processo de escurecimento.
  • Ao começar a aparecer manchas escurecidas, o ideal é lavar a peça imediatamente com água morna e secar com uma toalha macia.
  • As esponjas, tecidos e flanelas precisam ser as mais macias possíveis, para evitar arranhões.

E você? Tem alguma dica de como fazer a limpeza de objetos de prata? Conte pra gente nos comentários!

 

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Comments (0)

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *