HomeOrganização e limpeza

Como limpar sofá: Veja essas dicas simples e baratas!

Como limpar sofá: Veja essas dicas simples e baratas!
Like Tweet Pin it Share Share Email

O sofá é um dos móveis que mais acumulam sujeira dentro de uma casa, e um dos mais importantes, por esse motivo, os cuidados com a sua limpeza precisam ser redobrados. Além de servir como um item decorativo, ele ainda proporciona momentos de conforto e relaxamento, principalmente após um longo dia de trabalho. E para que ele continue sendo esse lugar de refúgio, é fundamental saber como limpar sofá corretamente. A manutenção e limpeza correta influencia inclusive a sua durabilidade, e por não serem tão baratos, vale a pena investir em boas técnicas de limpeza, a fim de manter sempre uma aparência de novo.

Técnicas eficazes de como limpar sofá

E como todo processo de limpeza bem feito, também é muito importante se utilizar de algumas técnicas nesse caso também, e para saber a melhor maneira de como limpar sofá é preciso conhecer as principais. Um fator a ser considerado é o tipo de material que o sofá é feito, se de algodão, linho, camurça, couro, etc. Hoje em dia existe uma variedade enorme de modelos e cada um é fabricado com características próprias. Também é recomendado verificar a etiqueta que costuma vim na parte inferior do sofá com alguns procedimentos de limpeza, feito isso, confira algumas dicas de como limpar sofá.

Veludo, tecido e linho:

Existe uma solução caseira muito eficaz que pode ser usada, e essa dica de como limpar sofá, inclusive, é passada por alguns especialistas no assunto, trata-se de misturar ¼ de vinagre a um litro de água morna. O próximo passo é aplicar uma pequena quantidade no pano limpo e aplicar na superfície do sofá, caso ainda sobrem manchas mais difíceis de serem retiradas, você pode usar uma esponja e em seguida passar um pano seco para retirar o excesso. Uma vantagem dessa mistura é que o vinagre além de limpar, retira os cheiros desagradáveis. O recomendado é que a solução seja aplicada pelo menos uma vez ao mês.

Camurça:

Nesse caso, apenas um pano umedecido é suficiente, pode ser acrescentado também um pouco de detergente neutro. Outra medida eficaz sobre como limpar sofá de camurça é passar uma escova pelo menos uma vez na semana, e caso algum tipo de líquido cair nesse tipo de sofá é preciso enxugar imediatamente.

Couro:

Esse é um tipo de sofá mais caro no mercado, por conta do material que ele é feito, nesse caso basta fazer uma solução de água com sabão neutro e aplicar com a ajuda de um pano, e para que o curo fique conservado por mais tempo, evitando assim fissuras, o ideal é aplicar vaselina ou silicone líquido a cada três meses.

Como limpar sofá – O que evitar e truques para mantê-los mais bonitos

Os produtos com cloro são os grandes vilões, o sabão em pó também não é recomendado, na dúvida sobre qual material é feito o sofá, a grande recomendação é sempre optar detergente neutro líquido. Existem também alguns truques valiosos:

  • Lenços umedecidos são grandes aliados.
  • Evite tomar café no sofá para não deixar derramar.
  • Aplicar bicarbonato de sódio e deixar agir por 30 minutos ajuda a tirar os odores, perfeito para quem tem animais em casa.

E você? Tem alguma dica de como limpar o seu sofá de maneira prática? Deixe nos comentários!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Comments (1)

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *