HomeOrganização e limpeza

Pia Entupida: Descubra como acabar de vez com o problema!

Pia Entupida: Descubra como acabar de vez com o problema!
Like Tweet Pin it Share Share Email

A pia entupir é um problema doméstico muito comum e há diversas formas de resolvê-lo. Trouxemos as melhores e mais eficientes para você. Veja a seguir!

Quem nunca passou pelo desconforto de uma pia entupida? É realmente um problema que não dá para ignorar já que é uma das coisas que mais tem utilidade em uma cozinha ou banheiro. Não tem pra onde correr, você terá que resolver esse problema. Geralmente o problema pode ser resolvido por você mesmo, os casos de pia entupida não costumam ser muito graves como de um vaso entupido. Vamos então às dicas do dia:

Despejar Coca-Cola

Por mais estranho que isso possa parecer, é um truque que funciona com muitas pessoas, claro, isso depende do que está fazendo sua pia ficar entupida.

A Coca-Cola contém ácidos fosfórico, por isso faz sentido jogar o refrigerante na pia, porque o ácido ajudará a dissolver o material que está obstruindo a passagem de água por ali.

Para isso você deve jogar no mínimo 2 litros de Coca-Cola e aguardar o ácido fazer efeito.

Se não desentupir, tente as outras opções que vamos explicar a seguir.

Vinagre com bicarbonato de sódio

Essa mistura também é indicada pra quem quer tentar desentupir o vaso sanitário, pode ser usada para pia também.

Primeiramente despeje de 2 a quatro colheres de sopa de bicarbonato de sódio no ralo da pia, aguarde 1 minuto e despeje 1 copo de vinagre e espere as substâncias agirem.

Os dois produtos juntos irão formar uma reação que deve subir espuma pelo ralo com um mau cheiro, mas não se preocupe isso é normal.

Aguarde 30 minutos e após isso ferva uma panela de água e jogue na pia. Se não resolver, repita o processo do dia seguinte.

Água quente com sabão em pó

Muitas pias se entopem pelo acúmulo de gordura no encanamento e sifão, um das coisas que resolvem esse problema é a mistura de água fervente com detergente ou sabão em pó, essa mistura fica de molho e a reação faz com que elimine o excesso de gordura que atrapalha a passagem da água.

Coloque para ferver de 4 a 5 litros de água com bastante sabão em pó ou detergente, despeje na pia aos poucos e observe que isso fará sua pia desentupir.

Soda cáustica

Tenha muito cuidado ao utilizar esse método para desentupir sua pia. A soda cáustica é uma material corrosivo e muito perigoso para o contato humano e de animais, para utilizá-lo você deve estar protegido com materiais apropriados, como luvas, óculos de proteção e botas de borracha.

Em um balde com água fervida e quente dissolva 4 colheres de sopa de soda cáustica com mais duas colheres de sopa de sal. Despeje com muito cuidado essa mistura na pia aos poucos e aguarde os produtos fazerem efeito.

pia-cozinha

Diabo Verde

O Diabo Verde é um produto específico para desentupir pias, é facilmente encontrado em supermercados. Tome cuidado ao manusear esse produto e siga as instruções de uso do rótulo.

Desentupidor de pia

Ferramenta comum e muito usada para fazer pressão e vácuo no encanamento da pia e desobstruir o ralo.

Para funcionar a pia deve ter um pouco de água, posicione o desentupidor no buraco que deveria vazar a água e faça os movimentos para cima e para baixo, isso causará o vácuo e resolverá seu problema.

É um dos métodos mais simples de desentupimento e você contra em qualquer supermercado na sessão de utilidades do lar.

Arame

Método comum também e muito simples para desobstrução.

Adquira um arame mais espesso que não vá quebrar facilmente, de tamanho grande para que você consiga ir longe até onde está entupido.

Se você tentou todas essas opções que ensinas aqui e a sua pia continua com o entupimento, talvez seja mais apropriado que você procure um profissional da área, que terá equipamentos mais eficientes e próprios para o seu problema. Será resolvido com mais rapidez e você ainda terá a garantia do serviço.

Dicas de como evitar o entupimento da sua pia

  1. Tenha sempre uma peneira própria de ralo onde ali depositará os restos de comidas e alimentos
  2. Evite jogar óleo na pia da cozinha
  3. Evite jogar restos de comida e dejetos. O lixo serve para isso
  4. Evite jogar fios de cabelo
  5. Faça uma mistura de água fervente com sabão em pó e jogue na pia pelo menos uma vez por semana
  6. Não jogue plástico, madeira nem papel na pia
  7. Limpe o sifão de 6 em 6 meses.

Com essas dicas você evitará o aborrecimento de ter uma pia entupida várias vezes no mês.

Comments (0)

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *