Às vezes tudo que um móvel precisa para mudar totalmente de cara são algumas demãos de tinta, ou um móvel de cor berrante pode fazer toda a diferença em um cômodo sem graça. Se você está cansado daquela estante velha da sala ou quer decorar seu quarto e pintar seu guarda roupas, está na hora de colocar a mão na massa!

Tintas

A primeira coisa a fazer, depois de escolher o móvel a ser reformado, é escolher sua cor. Para pintar madeira, as tintas ideias seriam tinta spray ou esmalte à base de água, que tem acabamentos fosco ou brilhante. Experimente ir a lojas de tintas e ver catálogos de cores, e quando decidir-se, compre o suficiente.

Acessórios

Puxadores e outros acessórios devem ser removidos antes de começar a trabalhar no móvel, para impedir que eles sejam pintados também. Se você também quer mudar as cores dos acessórios, experimente lixar todos e usar tinta spray para facilitar o processo.

Preparação

Coloque o móvel em um ambiente ventilado e cubra o chão com jornal. Cubra seu rosto com uma máscara e utilize luvas, além de roupas que possam ser sujadas.

Lixar

Os móveis de madeira costumam ter verniz ou laca para preservar seus acabamentos, o que impedirão a aderência da tinta se você não lixá-los antes. O ideal é usar uma lixa própria para madeira, nos tamanhos 150 e 100, e lixar apenas no sentido das fibras da madeira. Lixar sem prestar atenção às fibras deixará o móvel arranhado.

Massa de madeira

É comum que superfícies de móveis já usados há algum tempo tenham arranhões, buracos ou estejam lascados. Para consertar isso, utilize massa própria para preencher esses danos, usando uma espátula para deixar bem uniforme. Depois de secar, lixe o excesso de massa.

 

Limpeza

Para que a tinta não se misture com o pó da madeira, limpe-a com uma flanela limpa ou até um pouco de água e detergente neutro, secando depois.

Fundo

Existem primers para preparação da madeira e deixar a cor mais viva. Procure comprar um da mesma marca que a tinta, já que esses produtos foram desenvolvidos para trabalharem melhor juntos. Depois de seco, lixe com uma lixa fina novamente e limpe outra vez.

Aplicação da cor

Essa é a parte mais divertida de todo o projeto. Use pincéis de qualidade e um rolinho para áreas retas. Se o móvel for todo reto, você pode usar só o rolinho para dar um acabamento bem profissional. Prepare a tinta como indicado pelo fabricante e espalhe em camadas finas e uniformes, tomando cuidado para limpar manchas de tinta antes de deixar secar. Entre demãos, aguarde o tempo necessário indicado na embalagem.

Acabamento

O passo final que protegerá a cor do móvel é o verniz, e verniz à base de água, sem cheiro e que seca rápido, já existe. No caso de móveis expostos ao tempo, como bancos que ficarão na varanda, essa parte é especialmente importante para proteger o material das condições do tempo.