HomeQuartos

Cinco formas de decorar quarto de bebê

Cinco formas de decorar quarto de bebê
Like Tweet Pin it Share Share Email

A chegada de um bebê gera imensas transformações na vida de uma família. Serão meses intensos de muita preparação, consultas, dúvidas para marinheiros de primeira viagem. Uma delas é a decoração do quarto da criança: quais itens comprar, que materiais são os mais adequados, o estilo de decoração e por aí vai. É muita coisa para nove meses de uma deliciosa espera.

Para começar, é preciso conhecer os itens fundamentais que compõem esse ambiente. O berço é o principal deles. Se o orçamento estiver apertado, opte por um de segunda mão. O importante é que ele obedeça os padrões de segurança do Inmetro, que recomenda uma distância entre as grades de, no mínimo, 4,5 cm e 6,5 cm, no máximo, para não ter risco do bebê prender cabeça, ombros ou mãos. Devemos ter a mesma atenção com o estrado, que não deve ter mais de 2,5 cm de distância da lateral do berço, e nem ultrapassar os 6 cm recomendados entre as ripas. Fique de olho também nas telas, se a mobília tiver, para que os buracos não sejam grandes demais a ponto de a criança prender o dedinhos. Caso o berço tenha rodas, ao menos duas delas precisam conter travas de segurança.

Veja se o berço possui já os furos na estrutura para mudar a posição do estrado à medida que a criança crescer. A densidade do colchão deve ser adequada para crianças pequenas. A recomendação é usar um D18, de espuma, reto, plano, não deformável e sem plástico. Verifique as medidas do berço para não comprar um produto com sobras ou que deixe vãos.

Cômodas são muito práticas, pois além de guardar roupas e objetos, podem servir como trocadores. Devem ter uma altura adequada para não forçar a coluna enquanto trocamos a fralda da criança. Escolha modelos pintados com tinta atóxica e de quinas arredondadas, para evitar que o bebê se machuque quando for maior. Há berços que já vem com tudo embutido: gavetas e trocador, um verdadeiro combo para quem não tem muito espaço.

Outro item que não pode faltar é a cadeira de amamentação. Ela precisa ser confortável, acomodar bem as costas e os braços. Tecidos fáceis de limpar são os mais recomendados. Procure estilos que possam permanecer no ambiente ao longo do tempo. Para completar essa parte, lance mão de uma mesinha de apoio.

A iluminação é outro ponto importante do quarto de bebê. Invista em materiais fáceis de limpar como persianas ou cortinas de tecido que possam ser lavadas sem muito trabalho, para não acumular poeira. Invista em pontos de luz que tragam uma atmosfera confortável para os momentos de amamentação.

Agora, vamos a algumas dicas para você decorar o cantinho do bebê sem erro:

1 – Quarto pequeno

Tenha todas as medidas em mãos e invista em móveis multifuncionais. Como falamos, há berços que já possuem gavetas e trocador. Prateleiras sobre o trocador ajudam a organizar os objetos que serão mais utilizados durante a troca. Lance mão de guarda-roupas com porta de correr. A prioridade é circulação.

2 – Para os mais tradicionais

Há vários estilos para decorar um quarto de bebê. Os mais tradicionais optam pelo clássico, o provençal, temas como ursos, cavalos, flores, náutico, campestre e esportivo. Lance mão de tons neutros e, para não cansar, pontue com cores em alguns objetos.

3 – Para os modernos

A mistura de texturas, estampas e tipos de tecidos costuma agradar aos mais modernos. Para fugir das cores tradicionais de azul para meninos e rosa para meninas, invista em tons mais fortes, mas sem exagero para não agitar muito a criança.

Moderno - Figura 3 - Spearmintbaby.com fonte

4 – Gastando pouco

Se o dinheiro está curto, invista em móveis de segunda mão. Personalize para ficar a cara da decoração planejada. Lance mão de adesivos de parede e utilize alguns enfeites que se comuniquem com o desenho para criar uma atmosfera lúdica e sem muitos objetos.

5 – Para meninos e meninas

Na hora de investir em brinquedos para decorar, não se prenda a conceitos de “isso é para menino” ou “isso é de menina”. Mesclar objetos incentiva a aprendizagem da criança. Busque elementos que tenham função educativa, como móbiles com vários bichinhos. Ou brincar com as letras do alfabeto em quadros decorativos.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Comments (0)

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *