HomeQuartos

Cuidados ao decorar a parede do quarto

Cuidados ao decorar a parede do quarto
Like Tweet Pin it Share Share Email

Uma casa sem paredes decoradas é uma casa nua, praticamente. No quarto, então, é fundamental para criar um clima acolhedor. Há várias formas de decorar as paredes desse ambiente, independente do estilo escolhido. Confirma algumas delas:

Carregando nas tintas

Cores são a primeira coisa que pensamos na decoração de uma parede. No quarto, um ambiente de tranquilidade e descanso, buscamos geralmente tons que unam bom gosto a essas funcionalidades. Isso não significa que só vale pintar a parede de azul-relaxante ou branco-sem-graça. Hoje, há uma maior liberdade na escolha de tons para esse ambiente, indo dos neutros aos mais ousados como preto, vermelho, pink e muito mais. Vale misturar as cores também.

Antes de pegar o pincel, estude bem o espaço para não ter erros. Ambientes pequenos, quando inteiramente pintados, dão a sensação de que estão menores. Por isso, opte por pintar uma parede apenas. Esse truque cai muito bem com cores fortes, pois tira a monotonia do ambiente e permite pontuar com cores mais neutras no restante da decoração. Como nosso olho busca automaticamente uma variação de tons, tenha cuidado ao optar por ambiente monocromático. Leve em consideração também as diferentes horas do dia para observar a cor com diferentes luzes e, inclusive, se sua janela tem vista para algum lugar com um tom de impacto, porque você precisará harmonizar ou neutralizar o seu espaço para não ficar cansativo.

Revestimentos de parede

Acabamento clássico, o papel de parede oferece uma infinidade de possibilidades na decoração do quarto. Podendo ser aplicado numa parede apenas ou em todo o cômodo, parede inteira ou meia, essa é uma forma rápida e prática de transformar o ambiente, trazendo muito aconchego. Com gramaturas, texturas e estampas diferentes, a vida média do produto é de 10 anos. Até lá, a decoração pode sofrer algumas modificações. Para não mudar antes da hora, opte por um estilo mais neutro, tons de bege, branco, cinza, listrados.

Outra opção são os tecidos de parede. Fáceis de colocar, podem ser aplicados pelo próprio morador, com ajuda de outra pessoa para esticar o pano. As estampas e texturas são as mais variadas e esse tipo de revestimento é ideal para áreas secas como quartos, halls e sala. Um dos cuidados que se deve ter ao aplicá-lo no quarto é quanto à resistência. Busque tecidos como tricoline 100% algodão, tapeçaria, e que tenham elastano. Outro ponto é a limpeza, que pode ser feita com pano úmido e sabão neutro. Pessoas alérgicas precisam redobrar os cuidados, pois o revestimento acumula naturalmente mais poeira. E se enjoar da decoração, pode remover facilmente o tecido sem danificar a pintura.

Adesivos são sempre uma opção mais barata para modificar o ambiente. Encontrados amplamente no mercado, dá para brincar com a imaginação, investindo em desenhos, molduras e interagindo com outros objetos colocados sobre a estampa.

Para todos esses acabamentos, o mais importante é ter a parede em excelentes condições antes da aplicação. Certifique-se que não há infiltrações nem imperfeições, pois a aplicação do material não vai esconder, mas ressaltar. Não precisa estar com a pintura por baixo 100%, mas é preciso que argamassa esteja bem feita e tudo lisinho.

Quadros: dicas de como usar

Parede de quarto - Figura 5 - Pinterest

Eles não podem faltar na decoração, pois dão vida às paredes. Não existem regras para utilização de quadros, mas valem algumas dicas para tornar o ambiente mais harmonioso com eles. Uma delas é levar em consideração as dimensões do espaço e dos quadros. Criar um jogo de molduras vem sendo muito utilizado, mas se forem de tamanhos diferentes, busque harmonizá-las alinhando por cima ou por baixo, para que não deem a sensação de que estão flutuando na parede. Crie um elo entre os objetos, seja no tema, nas cores ou na moldura.

Quadros sobre a cama devem ser centralizados em relação ao móvel, não à parede, e devem estar até 30 cm acima da cabeceira ou a 1,60 m do chão, caso a cama não possua. Outro cuidado é com a proximidade de janelas e incidência de luz, direta ou indireta, que podem desbotar ou danificar a imagem.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Comments (0)

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *