HomeQuartos

Quarto montessoriano: O que é? Como montar? Veja fotos para se inspirar!

Quarto montessoriano: O que é? Como montar? Veja fotos para se inspirar!
Like Tweet Pin it Share Share Email

Imagine um quarto adaptado só para o seu bebê. Nele tudo seria como um mundo em “miniatura” para que ele vivesse em um lugar onde as coisas (móveis, brinquedos) estivessem sempre do tamanho adequado para ele. Parece estranho? Parece interessante? Pois é, mas esse quarto está longe de estar só na imaginação! Ele existe e se chama quarto montessoriano.

O que é quarto montessoriano?

O quarto montessoriano é um dormitório feito especialmente para bebês. Criado pela educadora italiana Maria Montessori, por volta de 1907, é uma metodologia que visa criar um local para que a própria criança desenvolva uma autonomia de poder ver e pegar coisas que estão ao seu alcance com liberdade. A ideia é que o bebê desde pequeno consiga se autoeducar sem depender dos pais para tudo sentindo-se a vontade para explorar todo o espaço.

É claro que muitos pais ficam com o pé atrás pensando na segurança do bebê, pois essa liberdade envolve contato com objetos que podem ser perigosos. Mas fique tranquila que a ideia do quarto montessoriano é toda montada visando e priorizando a segurança.

Exemplo de Quarto montessoriano

Idade para ter esse tipo de quarto

Não há uma idade certinha certinha, mas profissionais indicam que o mais seguro é montar e deixar o bebê nesse quarto montessoriano depois dos 6 meses de idade.

Dicas de segurança 

A primeira coisa a se fazer quando for pensar em criar o quarto montessoriano, é na segurança:

  • Não coloque móveis ou outros elementos que tenham quina;
  • Não use prego para pendurar nada, opte por fixar com dupla face;
  • Opte por objetos/quadros que utilizam o acrílico como material, não vidro;
  • Esconda e tampe todas as tomadas;
  • Preste atenção se os móveis instalados possam tombar.

Exemplo de Quarto montessoriano

Como montar um quarto montessoriano

Depois deve-se pensar em objetos e móveis que possam realmente despertar a autonomia do bebê, para que o real foco seja alcançado:

Onde dormir

se você acha que o berço entra nessa lista, está muito enganada. A altura e grades, apesar de protegerem o bebê, são muito limitadoras de espaço. E se a ideia do quarto montessoriano é explorar, a caminha deve seguir essa lógica. Você pode colocar um colchão (é preciso colocar uma superfície isolante embaixo, como um tapete de EVA) no chão ou utilizar camas baixas sem nada (grades). Se a criança for um pouco maior e não um bebê, você pode ser mais criativo e fazer uma cabaninha para ele dormir. Use um colchão, almofada ou puff para ele deitar e pendure um tecido em um suporte fixado ao texto (opte por tecidos leves e transparentes). Fica uma graça!

Armário e prateleiras

seguindo a versão miniatura, os armários também devem ser pequenos e estar em uma altura dos olhos da criança. Assim ela poderá ter acesso à tudo o que está lá e escolher no que mexer, com o que brincar e até que roupa vestir. Assim, desde cedo ela reconhece seu espaço e aprende sobre organização.

Barras

instale barras que sejam na altura dos braços da criança para que ela possa desenvolver mais rapidamente como ficar em pé e andar.

Espelho

geralmente o quarto de bebês dispensam espelhos, mas saiba que o auto-reconhecimento e estímulo da parte sensorial podem ser desenvolvidas com esse objeto. Posicione o espelho na horizontal na altura da criança em pé ou do bebê deitado. Lembre-se de tomar alguns cuidados: prefira as opções de acrílico para mais segurança e fixe na parede em uma placa de madeira para que se quebrar os pedaços não soltem na criança.

Exemplo de Quarto montessoriano

Tapetes

outro desenvolvimento do sentido sensorial pode ser obtido com tapetes. Texturas e desenhos estimulam as sensações do bebê e ainda podem ajudar a delimitar um espaço para brincadeiras.

Almofadas

além de trazer mais conforto para quando a criança estiver brincando no chão, as almofadas podem ter formas, texturas e desenhos interessantes para o desenvolvimento da criatividade.

Parede

a decoração é outro ponto importante para o quarto montessoriano. Através de imagens, texturas, fotos, bandeiras, cores etc a criança pode desenvolver muito a imaginação e criatividade. Lembre-se de pendurar também na altura dos olhos.

Brinquedos

guarde os brinquedos nos armários pequenos e deixe alguns pelo quarto. Assim quando a criança quiser brincar ela mesma pode escolher o que prefere, guardar ou deixar de lado. Deixe apenas uma quantidade reduzida disponível e vá trocando de 15 em 15 dias.

Decoração Quarto montessoriano masculino e feminino

Não há uma regra para a decoração do quarto, principalmente nenhum específica para quarto montessoriano masculino ou feminino. Não existem cores para cada um, muito menos decoração. Por isso solte a criatividade: pense nos gostos da sua criança, pense em qual brinquedo ele/ela gostou mais de brincar e faça que o quarto seja um cantinho de coisas que seu filho gosta. No caso de montar para bebês bem pequenos, pense em criar um local em que você gostaria que seu filho crescesse e tivesse o primeiro contato. Pense em personagens que seriam bons, tons que trazem conforto e formas que possam instigar ainda mais a imaginação deles. Quando estiver maior, você pode ir mudando conforme os gostos! Lembre-se sempre que tudo deve estar ao alcance das mãos e dos olhos.

Quarto Montessoriano: Inspirações

Veja alguns fotos para se inspirar na hora de fazer o quarto montessoriano do seu filho!

Exemplo de Quarto montessoriano

Exemplo de Quarto montessoriano

Exemplo de Quarto montessoriano

Exemplo de Quarto montessoriano

Exemplo de Quarto montessoriano

Exemplo de Quarto montessoriano

Exemplo de Quarto montessoriano

Exemplo de Quarto montessoriano

Exemplo de Quarto montessoriano

Exemplo de Quarto montessoriano

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Comments (0)

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *