HomeSala

Como decorar a sala de jantar com pouco dinheiro

Como decorar a sala de jantar com pouco dinheiro
Like Tweet Pin it Share Share Email

Não importa o tamanho – se uma mesinha encostada na parede, uma sala inteira ou uma varanda relaxante – a sala de jantar é sinônimo de agregação. Se adoramos ficar em volta da mesa com pessoas queridas em qualquer situação, imagina num ambiente charmoso? Para sua sala de jantar ficar linda e confortável, há várias formas de decorá-la sem gastar muito, o que a torna muito mais atrativa!

O planejamento do espaço é fundamental antes de começar qualquer decoração. Nessa fase, é preciso entender como a sala de jantar será utilizada: se terá muito ou pouco espaço, a frequência de uso, se será multifuncional, uma extensão da bancada da cozinha e por aí vai.

Com a ideia de uso e de estilo definida, comece diferenciando o espaço de outras áreas da casa. Como o objetivo é gastar pouco, não precisa se desesperar se não tiver um ambiente inteiro dedicado à sala de jantar. Um tapete ou uma cor diferente na parede já tornam a área distinta da sala de estar e sem grandes custos. Mudar o tipo de luminária do local é outra solução mais prática.

O tipo de mesa é fundamental para esse ambiente. Se a sala for retangular, modelos do mesmo formato caem melhor. Mesas quadradas pequenas são ótimas para espaços reduzidos. As redondas tornam o ambiente mais acolhedor e estimulam a interação entre os convidados. Se a ideia é ter um espaço mais flexível, aposte nos modelos extensíveis. Feiras de praça, brechós e sites de compra, venda e troca como Remobile, Sala Sale, Venda em residência, OLX e Bomnegocio.com, por exemplo, são perfeitos para quem quer economizar. Outra dica é buscar instituições de caridade, que costumam fazer bazares com os objetos doados para levantar fundos. É possível encontrar boas peças por lá e ainda ajudar quem precisa.

A dica acima também vale para as cadeiras com uma vantagem a mais: hoje em dia, muita gente tem utilizado mais de um modelo na sala de jantar e isso fica super moderno! Essa facilidade de combinação ajuda a procurar modelos mais em conta sem bater aquela angústia quando não há peças para todos os lugares da mesa. É só buscar um outro modelo tão em conta quanto e criar um ambiente bem convidativo.

Menos é mais

Uma sala de jantar é composta por alguns móveis essenciais: buffet, cristaleira, aparador, carrinho de apoio. Claro, nem todos têm um espaço suficientemente grande para ter todo esse mobiliário, muito menos dinheiro para. Isso não significa que abrir mão de um objeto ou outro vai deixar sua sala com aquele ar de “tá faltando alguma coisa”.

Sala de jantar - 1 - Pinterest

Buffet e cristaleira são utilizados para guardar pratos, travessas, talheres taças e cristais. Enquanto o primeiro resguarda a louça mais resistente, o segundo serve para expor os itens mais delicados do conjunto. Porém, se você não tiver espaço para nenhum deles, não se sinta mal por isso. Uma estante metálica, de prateleiras reguláveis ou um modelo de outro material podem salvar sua sala. Deixe para as prateleiras mais acessíveis a louça de utilização frequente e mais resistente e coloque nas prateleiras mais altas os copos e cristais. Se preferir, invista em uma bandeja de bordas mais altas para resguardar as peças e dar mais apoio. No entanto, se você faz questão de ter um móvel como um buffet, lance mão de uma prateleira alta para expor copos.

“A grana está curta para investir em qualquer mobiliário novo para a sala”, alguns pensaram. Isso não impede de dar uma cara nova ao ambiente. É nos detalhes que moram a diferença da decoração com pouco custo.

Como falamos no início, um tapete pode fazer a divisória entre ambientes e esse é um ótimo truque para quem quer dar uma renovada na sala. Escolha um modelo que seja maior que a mesa e que abrigue as cadeiras sobre ele mesmo quando afastadas. Quadros e fotografias também mudam a cara da sala. Faça um painel com suas fotos preferidas e mude vez por outra, criando uma pequena galeria no espaço. Outra dica é mudar periodicamente os enfeites sobre a mesa. Aquele conjunto de livros bacanas, um vaso de flor, uma escultura, garrafas bonitas de bebidas, fruteiras, castiçais, uma bandeja com copos dão mil possibilidades para o ambiente se transformar sempre.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Comments (0)

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *