HomeSala

Como decorar uma sala

Como decorar uma sala
Like Tweet Pin it Share Share Email

 

Já pensou que, geralmente, a sala é a primeira coisa que você vê quando chega em casa – e o primeiro cômodo que as visitas notam quando também chegam? Ali, também, é o melhor lugar para juntar família e amigos para momentos especiais, e é um dos cômodos em que fazer uma decoração pode ser a maior forma de personalizar sua casa, visto que outros cômodos, como quartos e escritórios, serão pouco vistos por aqueles que frequentam o seu lar.

Mas, por ser um pedaço tão “democrático” da casa (afinal, você pode estar dividindo o espaço com várias pessoas, cada uma com uma personalidade diferente), como decorar uma sala sem que se perca a essência do que também acontece nos outros cômodos?

Veja nossas dicas para decorar três tipos diferentes de sala e adapte-as à sua realidade. Com um lembrete: dá pra fazer tudo isso sem gastar muito dinheiro ou sem ter que reformar nenhum espaço! Use e abuse da sua criatividade para fazer acontecer a melhor sala de todas.

Como decorar uma Sala de Jantar

A primeira coisa que você tem que pensar ao decorar uma sala de jantar é, claro, no móvel mais importante desse ambiente: a mesa. Se você gosta de combinar tudo, fique sabendo que tudo tem que combinar com a mesa, porque ela vai chamar bastante atenção. E isso não acontece só pelo tamanho: também é porque na mesa você acomoda pessoas, bolsas, utensílios… resumindo: sua mesa, mesmo cheia de coisas, deve ter sempre um ar de bem organizada. E isso se reflete na sala toda.

Uma das tendências da atualidade é usar mesa com tampo de vidro. Além disso, se você tem um jeito moderno de ser, pode rodear a mesa com cadeiras diferentes – em tudo: tecido, tamanho, tipo de madeira… a regra é tornar toda diferença uma semelhança. Isso significa que as cadeiras podem ser (e devem ser, inclusive) muito diferentes, mas elas devem ser harmônicas entre si. Caso contrário, você perde o ar de organização da sala.

Como decorar uma Sala de Estar

Já na sala de estar o foco é o sofá. Ele deve ser confortável e casar bem com os outros móveis, com a pintura e, claro, com o tamanho da sala. Há quem diga que uma sala de estar perfeita só necessita um sofá, um tapete e um rack – mas desde que o sofá tenha aquele conforto de ser uma segunda cama…

No rack, tudo vale, desde que a organização seja, nesse cômodo também, palavra de ordem. E se a sua sala for grande o suficiente para acomodar estantes com livros e bibelôs, faça isso! Se você é fã de ambientes “intelectuais”, mostrar sua coleção de livros e filmes na sala de estar vai fazer a decoração cair super bem com a sua personalidade.

Como decorar uma Sala de Espera

sala 2
Se você tem um consultório e quer fazer coisas bacanas na sua sala de espera, aqui vai uma dica: todo mundo sabe que o atraso nas consultas é uma “commodity”, então faça o ambiente ser o mais confortável possível para quem espera.

Ao invés de cadeiras duras, tente sempre as acolchoadas. Sofá também resolve, mesmo que seja um de dois lugares, desde que tenha conforto no nome do meio. Revisteiro é um clássico, e você pode muito bem tirar proveito disso, mas lembre-se de colocar uma TV sempre que puder. Pessoas que não gostam de ler, mas se concentram na TV (com volume baixo, para não atrapalhar os outros que aguardam) acabam vendo o tempo passar mais depressa.

A pintura das paredes tem que ser clara, para não gerar ansiedade nas pessoas, e os quadros na sala de espera também fazem a diferença para tornar o ambiente mais familiar. No fim, se quiser colocar até peixinhos em aquário, pode – mas lembre-se de que tudo isso, no mesmo lugar, vai pesar o ambiente. Na sua sala, cada escolha deve ser muito bem pensada para gerar conforto e diminuir a ansiedade de quem te espera.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Comments (0)

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *