HomeSala

Decoração de sala de jantar

Decoração de sala de jantar
Like Tweet Pin it Share Share Email

 

A sala de jantar é um cômodo onde não só acontecem as refeições da casa, mas onde a família geralmente se reúne por completo para compartilhar a comida e o dia a dia de cada um. Por isso, além de ser um ambiente onde se possa comer tranquila e confortavelmente, é preciso que seja um cômodo aconchegante e bem decorado, de forma a dar continuidade ao resto da casa. Você já pensou em decorar sua sala de estar de modo a torná-la elegante e sofisticada? Se sim, saiba como.

Paredes e pisos

Antes de pensar como seria bonito cobrir as paredes de um papel de parede escuro ou usar algum piso difícil de limpar, lembre-se que a sala de jantar tem de ser limpa constantemente já que é um local onde há manipulação de alimentos, e ninguém vai se sentir confortável ao se alimentar em meio a um ambiente sujo. Para as paredes, prefira cores claras e que possam refletir a iluminação na falta de luz natural. Cerâmica é a melhor escolha para o piso pois é fácil de lavar e muito bonita; já pisos de madeira precisam ser encerados e será preciso retirar a mesa de jantar e as cadeiras para isso.

Iluminação

Uma boa iluminação, logo sobre a mesa de jantar, é essencial. Luminárias ou lustres são um jeito bonito e sofisticado de iluminar o ambiente durante a noite, mas uma janela bem localizada trará ar fresco e a luz da manhã durante o dia. Para ocasiões especiais, como um jantar do dia dos namorados ou comemoração a dois, a luz difusa ajuda a criar o clima. Para isso, use abajures ou até mesmo velas, de corpo longo e alto.

Móveis

Poucos são os móveis verdadeiramente essenciais para uma sala de jantar. Nessa categoria estão a mesa, claro, e as cadeiras. Outros móveis podem servir de apoio, como um buffet, um mini, um aparador e uma cristaleira. O buffet é ótimo para manter talheres e pratos, ou até mesmo servir de mesa de apoio onde se colocam as panelas com comida. Um aparador é um excelente móvel para se colocar embaixo da janela, contendo um aparelho de som ou algum objeto de decoração. A cristaleira, embora não tão prática, pode dar um ar elegante ao cômodo ao servir de depósito para a porcelana e cristais da casa. O minibar, que pode ser um móvel inteiro ou simplesmente um suporte para vinhos, é interessante para manter as bebidas à mão.

Tapeçarias e quadros

As tapeçarias no chão, especialmente logo abaixo da mesa, não são ideais. Elas juntam poeira facilmente e além disso, ficarão rapidamente cheias de resto de comida. Se for o caso, prefira usá-las na parede contrária a da janela. Quadros ajudam a alegrar o ambiente e quebrar a seriedade, só é preciso saber escolher os melhores para o cômodo.

Plantas

Plantas de verdade são um ar fresco para a sala de jantar, especialmente com flores, podendo ficar sobre o aparador ou sobre a mesa. Se falta tempo para cuidar, invista em um arranjo de flores de pano – bonitas e não consomem água.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Comments (0)

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *