HomeSala

Home theater: Vale a pena investir?

Home theater: Vale a pena investir?
Like Tweet Pin it Share Share Email

Para quem deseja realizar aquele sonho de consumo e comprar uma TV de 50” e até 60”, de plasma, LCD ou em 3D, precisa saber que imagem não é tudo. Um sistema de som com qualidade é tão fundamental quanto a grande TV. Para prover um “som de cinema em casa”, o Home Theater é o aparelho ideal.

O Home Theater é um conjunto de caixas acústicas para emitir os sons (3 grandes e 2 pequenas geralmente); um receptor (receiver) para distribuir o áudio pelas caixas, um subwoofer (equipamento que reproduz sons graves e o efeito surround que proporciona a sensação espacial e ambiental) e um aparelho de DVD ou Blu-Ray. Para investir nesse aparelho eletrônico e desfrutar dessa combinação som e imagem é importante ter no mínimo uma TV de 29”.

O investimento no home theater só vale a pena quando você assiste com frequência shows, jogos, filmes (principalmente os de ação), e outros programas televisivos que justificam o gasto com um aparelho desse para ter um diferencial no desempenho do som. É como ter a sensação completa de cinema, de uma arena de show ou um ambiente de estádio ou ginásio na sua sala de casa.

Funcionalidades do Home Theater

A distribuição do som é feita pelo receptor, que funciona como a central do home theater. É esse aparelho que vai definir qual caixa vai emitir cada som. O ideal para transformar sua sala num verdadeiro cinema é ter três caixas grandes posicionadas na frente do espectador pois elas são as responsáveis pelos sons principais (a voz do cantor em um show, a fala dos personagens de um filme).

No Home Theater, os sons são direcionados. A caixa do meio garante que o som se espalhe de forma uniforme em todo ambiente. Quando a ação da imagem ocorre do lado direito, o som é emitido pela caixa acústica da direta. O mesmo ocorre do lado esquerdo. As caixas pequenas devem ser colocadas atrás da pessoa que está assistindo pois elas são as responsáveis para emitir os sons de fundo como torcida num jogo, plateia num show, sirenes em uma série, ou qualquer outra ação de fundo.

O modelo do Home theater ideal pode variar de acordo com o ambiente. Para ambientes menores, prefira os modelos conjugados e menos potentes. Já para os ambientes grandes, abuse da potência e da quantidade de caias para transformar sua sala num verdadeiro cinema.

Preste atenção também nos tipos de conexões que o Home Theater pode suportar: Entradas USB para rodar arquivos de pendrive, e outras mídias e HDMI para ter melhor qualidade de áudio e vídeo. Há ainda variações de áudio como Dolby Digital Plus, DTS-HD, THX Surround EX, Dolby True HD, Master Audio, entre outros. Cada formato tem funcionalidades e características diferentes.

Outro ponto que pode influenciar na hora da escolha do Home Theater é o design. Há modelos com caixas modernas, com visual elegante que ajudam a decorar o ambiente também.

Melhores Home Theaters

Os melhores Home Theaters ranqueados no mercado em 2015 são:

  • Home Theater Sony BDV-E2100
  • Home Theater Samsung HT-F5505 com fio
  • Home Theater Samsung HT-F9750W
  • Home Theater Sony BDV-N9100WL sem fio
  • Home Theater Philco PHT670 com fio
  • Home Theater Philco PHT510
  • Home Theater Multilaser SP110 com fio
  • Home Theater LG DH6230S com fio
  • Home Theater LG BH6430 com fio
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Comments (0)

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *